Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2002 - 14h26

Ibope diz que Lula e Garotinho crescem entre eleitorado feminino

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Anthony Garotinho (PSB) melhoram sua aceitação entre o eleitorado feminino, que pela primeira vez na história das urnas brasileiras têm poder para eleger o próximo presidente do país. Números do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostram que as mulheres representam 50,8% do eleitorado brasileiro, formado por mais de 115 milhões de pessoas.

Na última pesquisa de intenção de voto do Ibope, o petista tinha 36% das intenções de voto das mulheres. Esse resultado representa um crescimento de 1 ponto percentual em relação à pesquisa da semana anterior, quando Lula tinha 35% dos votos femininos. Com o resultado, Lula é o candidato preferido pelo "eleitorado de saia".

Para o coordenador de pesquisas do comitê de campanha do PT, Marcos Flora, o resultado pode ser comemorado, já que Lula sempre enfrentou grande resistência para conquistar o voto feminino. "Lula sempre foi maioria entre os homens, mas perdia votos entre as mulheres. Mas conseguiu quebrar essa barreira."

Em segundo lugar, na preferência do eleitorado feminino, estão tecnicamente empatados o tucano José Serra, com 21% das intenções de voto, e Garotinho, com 17%.

Apesar do empate técnico, Garotinho tem melhorado seu desempenho entre o eleitorado feminino. Na comparação com o levantamento da semana anterior, o candidato do PSB cresceu 2 pontos percentuais na preferência das mulheres e Serra, 1 ponto.

Rejeição
Se de um lado Lula aparece como o candidato mais votado entre as mulheres, o petista também é o que tem a maior rejeição entre o eleitorado feminino: 29%. Na comparação com o levantamento anterior, a situação do candidato do PT ficou estável.

Por outro lado, a média de rejeição de Lula cai para 26% graças ao seu desempenho entre o eleitorado masculino. Entre os homens, Lula tem 23% de rejeição, empatado com Garotinho neste quesito.

Garotinho, que subiu nas últimas pesquisas de intenção de voto, passando da lanterninha para o segundo lugar, num empate técnico com Serra, tem uma rejeição menor que a do tucano entre o eleitorado feminino: 18%, contra 23% do candidato do PSDB.

Neste quesito, a vantagem também é de Garotinho, já que seu índice de rejeição entre as mulheres caiu 3 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior enquanto a de Serra subiu dois pontos.

Leia mais no especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade