Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2008 - 08h39

Presidente da CPI ameaça abandonar comissão se base rejeitar requerimentos

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A presidente da CPI, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), disse ontem ao relator da comissão, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), que os seus trabalhos não poderão continuar sem a aprovação de 34 requerimentos de convocação. A oposição quer votar hoje os 34 requerimentos de convocação de autoridades que ainda não foram analisados pela comissão.

"Se todos os requerimentos forem rejeitados, não temos mais quem ouvir. Aí suspendemos as atividades do plenário da comissão e damos um prazo para que o relator elabore o seu texto final. Se não tivermos quem ouvir, o que vamos ficar fazendo sentados na CPI?", questionou Serrano.

O relator, por sua vez, deixou claro que a disposição do governo é evitar a convocação de autoridades suspeitas de irregularidades no uso dos cartões. Oficialmente, Sérgio nega que a orientação do Palácio do Planalto seja derrubar os requerimentos.

A Folha Online apurou, no entanto, que o governo não está disposto a autorizar as convocações nem mesmo quebrar o sigilo de gastos do Executivo com os cartões corporativos.

Na prática, se os requerimentos forem rejeitados, a CPI pode ser "enterrada" hoje caso nenhum parlamentar apresente novos pedidos à comissão. A expectativa é a de que governo e oposição protagonizem um intenso debate a respeito dos trabalhos da CPI.

Entre os requerimentos que estão na pauta da comissão, está o que convoca a secretaria-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, acusada de vazar informações do órgão para a montagem de um dossiê com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) com cartões corporativos.

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página