Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2008 - 08h50

Senador tucano deve ir à CPI dos Cartões para explicar suposto dossiê anti-FHC

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) prometeu apresentar hoje explicações à CPI dos Cartões sobre o suposto dossiê com informações sobre os gastos sigilosos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e da ex-primeira-dama Ruth Cardoso. Dias admitiu ontem que teve acesso ao dossiê antes da denúncia aparecer na imprensa, mas nega ter vazado as informações.

"Há, sim, um dossiê. Esse dossiê se tornou de conhecimento público. Quem o vazou está no Palácio do Planalto. Se o objetivo foi intimidar a oposição, não sei. Se foi confundir a opinião pública, pode ser. Se foi fogo amigo, não me cabe definir", disse Dias ontem.

Os governistas acusam o tucano de ter vazado o dossiê, mas Dias admite apenas que teve acesso ao documento. Mas Dias nega a autoria do dossiê e o vazamento. "Eu tenho certeza absoluta que o senador Tião Viana [PT-AC] não me imagina travestido de James Bond, driblando a segurança do Palácio do Planalto, invadindo o terceiro andar, forjando senhas e bisbilhotando nos computadores do governo", disse, ironizando.

A presidente da CPI, Marisa Serrano (PSDB-MS), afirmou que Dias deverá falar hoje à comissão sobre o suposto dossiê. "Eu não sei se a intenção do governo é desviar o foco da ministra Dilma [Rousseff, da Casa Civil], mas ele será o primeiro a falar. Eu não sei o que o senador vai fazer, mas tenho a consciência tranqüila de que temos que saber quem mandou fazer esse dossiê", afirmou Serrano.

Reportagem da Folha da semana passada informa que a secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Alves Guerra, braço-direito da ministra Dilma Rousseff, ordenou a montagem do dossiê. A Casa Civil nega o dossiê e informa que existe um banco de dados com mais de 20 mil informações.

Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a ministra Dilma Rousseff era vítima de chantagem política. Lula afirmou ter a impressão que alguém encontrou um "osso de galinha" e vendeu para a imprensa como se fosse uma "ossada de dinossauro".

"A impressão que eu tenho é que alguém encontrou um osso de galinha e tentou vender para a imprensa como uma ossada de dinossauro. Aí, na hora que foi montado para saber que tamanho era o dinossauro foram perceber que era um franguinho", afirmou o presidente, após almoço no Palácio do Itamaraty.

Lula afirmou que não tem um milésimo de suspeita de Dilma. "Eu acho que a pessoa que tem a história da Dilma, que presta o serviço ao país que a Dilma presta, não pode ser vítima de uma chantagem política de uma figura que não sei quem é que se roubou peças de um documento do banco de dados e que vendeu a idéia pra alguém que era um dossiê. Eu não posso em nenhum momento ter um milésimo de suspeita contra ministra Dilma porque conheço ela, conheço a história dela e sei dos serviços que ela presta ao país", afirmou.

Comentários dos leitores
sidnei g (2) 09/06/2009 15h17
sidnei g (2) 09/06/2009 15h17
Certo...então na manchete é dossiê, mas a reportagem fala de "suposto" dossiê...por essas manchetes é que a imprensa vai destruindo sua credibilidade. sem opinião
avalie fechar
Bolinha da Lulu (240) 14/05/2009 23h24
Bolinha da Lulu (240) 14/05/2009 23h24
Texto no corpo da Folha.
"Segundo o parecer da Procuradoria, "com exceção das imputações feitas nas referidas representações --imputações que não se confirmaram-- não consta dos autos sequer indícios da participação da ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, do ministro da Justiça Tarso Genro e do ministro Jorge Hage, da Controladoria-Geral da República, nos fatos noticiados, nenhuma prova de que partiu da primeira a ordem para a elaboração do dossiê ou para a divulgação dos dados, nem da omissão dos demais na apuração dos fatos". "
Tá bom, vou fazer de conta que eu acredito.
1 opinião
avalie fechar
Bolinha da Lulu (240) 28/04/2009 16h02
Bolinha da Lulu (240) 28/04/2009 16h02
Agora vamos ter que aturar o cousuismo de um capacho no TCU. Se antes eles já faziam pouco em verificar as contas e aceitar todas as explicações dadas para explicar o que era inexplicável. Agora com essa nava aquisição nem de explicação irão necessitar.
Só espero que o senado barre essa aquisição do TCU. Se for eleição 50% + 1 ela tá dentro, mas se tiver que ser 2/3 do senado, temos alguma chance para que isso não ocorra.
Prefiro o Múcio, pois não é fiel a ninguém, só a ele mesmo e assim alguma falcatrua sempre sobra e nós ficamos sabendo e podemos pressionar, com a Eunice isso não aocnteceria, apenas o que fosse oposição, o que fosse da casa seria suprimido.
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2944)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página