Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2002 - 18h57

PT organiza "caça" a eleitores indecisos na reta final

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O comitê de campanha do PT vai imitar a Avon, empresa norte-americana precursora do sistema de venda de porta em porta, e promover um mutirão pelas principais cidades do país até domingo, data do primeiro turno das eleições presidenciais de 2002.

Segundo o coordenador nacional de mobilização do PT, Francisco Campos, a militância do partido está treinada para andar de bairro, batendo de porta em porta, para pedir votos para Lula.

O principal alvo do mutirão petista é buscar o voto dos eleitores indecisos, da dona-de-casa e dos moradores da periferia das grandes cidades. "As pesquisas mostram que existem grandes chances de crescermos junto a essa parcela do eleitorado."

Pela lei eleitoral, os partidos estão proibidos de fazer boca-de-urna no dia das eleições. Para não ferir as regras eleitorais, a militância do PT estará nas ruas tentando convencer o eleitorado a votar em Lula. Só que em vez de fazer o convencimento nos locais de votação, o trabalho será realizado na casa do eleitorado.

"Não existe nada que proíba o partido de fazer isso. Vamos trabalhar até o final buscar o voto do eleitor, mostrar que chegou a hora dele mudar o destino do país", disse Campos.

Pelos seus cálculos, o PT tem 400 mil filiados com carteirinha. Mas a militância ativa do partido, segundo Campos, chega a 700 mil pessoas. "Acreditamos que a onda Lula atinja 2 milhões de pessoas até domingo. Além da militância, cresce a cada dia o número de pessoas que procura os diretórios regionais para buscar espontaneamente o material de campanha de Lula."

Segundo ele, a militância está instruída para trabalhar até 27 de outubro, data de um eventual segundo turno. "O clima de 'já ganhou' só enfraquece o nosso trabalho e pode criar um espírito de derrotismo se não vencermos no primeiro turno."

Mesmo sem admitir a vitória de Lula no primeiro turno, o coordenador de mobilização do PT disse que a ordem dada a todos os militantes é para retornar para os diretórios regionais do partido depois do encerramento do horário de votação. "Vamos comemorar a vitória ou começar a elaborar a mobilização para o segundo turno. Estamos preparados para chegar mais fortes ao segundo turno."

Indecisos
O coordenador de pesquisas da campanha do PT, Marcus Flora, disse que Lula está sendo beneficiado com o processo de definição dos chamados eleitores indecisos.

"Há uma tendência de definição dos chamados indecisos e, ao que tudo indica, o fazem proporcionalmente à intenção de voto nos candidatos. Isso é favorável ao Lula, que precisa de poucos pontos para vencer no primeiro turno", disse Flora.

Leia mais no especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade