Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2002 - 04h33

Para 38%, Lula venceu o debate na TV Globo

CLÁUDIA CROITOR
da Folha de S.Paulo

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, venceu o debate promovido na noite de quinta-feira pela TV Globo, indica pesquisa realizada ontem pelo Datafolha. Em segundo lugar, ficaram Ciro Gomes (PPS) e Anthony Garotinho (PSB) e, em quarto, José Serra (PSDB).

Segundo o instituto, 38% dos entrevistados consideram que Lula foi o que se saiu melhor dos quatro; 18% acham que foi Ciro, 17%, Garotinho, e 10%, Serra.

Como a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Ciro e Garotinho ficaram em situação de empate técnico.

Uma ponderação a ser feita, de acordo com o Datafolha, é com as taxas de intenção de voto que os candidatos têm. Novo levantamento será divulgado amanhã.

Em pesquisa feita há três dias, portanto antes do debate, Lula teve 45% das intenções de voto, Serra, 21%, Garotinho, 15%, e Ciro, 10%. Ou seja, o número de eleitores que votam em Lula é maior que a parcela dos que consideram que o petista venceu o debate. O mesmo ocorre com Serra.

Com relação a Garotinho, há uma parcela semelhante de ambos. Já Ciro foi avaliado como o melhor por um número de eleitores maior do que os que dizem ter a intenção de votar nele.

Garotinho teve avaliação bem mais alta que sua média nacional no Rio, que governou até abril: 27% o consideraram como o melhor do debate. No Estado, ele tem 37% das intenções de voto.

O debate entre os quatro foi visto por 47% dos eleitores brasileiros, segundo o Datafolha. Desses, 14% disseram ter assistido a todo o programa, e 33%, a parte dele.

Serra foi considerado o pior dos presidenciáveis no debate por 30%. O tucano foi o alvo preferencial de seus adversários no encontro na TV Globo. Ele é ainda o único candidato do governo FHC, que também foi atacado pelos outros três, candidatos de oposição.

Garotinho foi avaliado como o pior do encontro por 20%. Para 15%, foi Ciro quem se saiu pior, e 13% disseram ter sido Lula.

Veja também o especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade