Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/04/2008 - 16h21

Governo faz ofensiva para blindar Dilma em depoimento no Senado

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O governo vai concentrar esforços esta semana para evitar que a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) seja convocada a prestar depoimento no Senado sobre o dossiê que reúne gastos realizadas na gestão Fernando Henrique Cardoso com os cartões corporativos e "contas B". O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), vai tentar derrubar na Comissão de Infra-Estrutura da Casa o requerimento que convoca a ministra para falar sobre o dossiê.

Dilma já marcou para o dia 30 (quarta-feira da próxima semana) seu depoimento na comissão para explicar as obras do governo no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Desde sábado, a ministra está fora do país. Ela viajou para uma série de atividades para Seul (Coréia), Tóquio (Japão) e Washington (EUA) que terminam no dia 28.

A oposição, porém, conseguiu aprovar outro requerimento de convocação da ministra na mesma comissão para falar sobre o dossiê. Os governistas argumentam, porém, que o dossiê não tem qualquer relação com os assuntos analisados pela comissão --por isso vão tentar reverter a decisão.

"O que se fez na Comissão de Infra-Estrutura é um absurdo, por isso vamos recorrer. A ministra virá falar sobre o PAC. Se alguém quiser perguntar alguma coisa a mais, a ministra fala se quiser", afirmou Jucá.

O líder espera derrubar o requerimento na Comissão de Infra-Estrutura porque a base aliada reúne a maioria dos seus integrantes. Para aprovar a matéria, a oposição esperou um "cochilo" dos governistas --que estavam em minoria no momento em que o requerimento foi colocado em votação.

O presidente da comissão, senador Marconi Perillo (PSDB-GO), ainda não definiu se o recurso de Jucá será analisado esta semana. O tucano decidiu consultar técnicos da comissão sobre a validade jurídica do recurso governista. Na avaliação preliminar de Perillo, Jucá teria que apresentar o recurso ao plenário do Senado para reverter a convocação de Dilma.

Ofensiva

Com a disposição do governo em blindar a ministra no depoimento, a oposição decidiu apresentar uma série de requerimentos de convocação de Dilma em comissões permanentes do Senado. A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle coloca em votação nesta terça-feira requerimento do líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio Netto (AM), que convoca a ministra para falar sobre o dossiê.

O tucano também apresentou requerimento semelhante na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado com o objetivo de obrigar Dilma a comparecer ao Congresso para se explicar.

Na CPI dos Cartões Corporativos, onde a oposição cobrou explicações da ministra, os governistas conseguiram derrubar cinco requerimentos de convocação. A oposição insiste em cobrar detalhes sobre o dossiê elaborado a partir de informações reunidas pela Casa Civil. DEM e PSDB cobram, além de investigações sobre o vazamento, o nome do servidor responsável pelo dossiê com informações sobre FHC, a ex-primeira dama Ruth Cardoso e ministros da gestão tucana.

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página