Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2002 - 09h48

Lula inicia no Nordeste "mutirão" de viagens do segundo turno

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, precisará fazer um "mutirão" de viagens para viajar para os 14 Estados que deve visitar na campanha eleitoral do segundo turno.

Gilberto Carvalho, responsável pela agenda de Lula, disse que está fazendo "loucura" para conciliar os compromissos do candidato com os poucos dias da campanha eleitoral da segunda fase do processo eleitoral.

Segundo Carvalho, Lula começa a visitar 14 Estados, numa média de três por dia, a partir da próxima semana. O mutirão de viagens começa pelo Nordeste. Na terça-feira, Lula visitará no mesmo dia Aracaju (SE), Salvador (BA) e Recife (PE).

Hoje o candidato vai para Belo Horizonte (MG). Mas a viagem tem um caráter mais político e estratégico. Além de reforçar as alianças políticas para o segundo turno, Lula retomará a aproximação com o setor empresarial. Na parte da manhã, por exemplo, o petista receberá o voto da Fiemg (Federação das Indústrias de Minas Gerais). Lula também almoça com o presidente da Fiat no Brasil, o italiano Alberto Ghiglieno.

Na parte da noite, Lula viaja para Brasília (DF), onde participará da reunião da Executiva Nacional do PSB, onde receberá o apoio forma do partido para o segundo turno.

Pela agenda inicial, Lula passa a sexta-feira em São Paulo, gravando os programas eleitorais de rádio e TV, que começam a ser veiculados na segunda-feira.

No sábado, Lula se encontra em São Paulo com a bancada petista _formada por 91 deputados federais e 14 senadores_ eleita para o Congresso Nacional. Também estarão no encontro os candidatos eleitos pelos partidos coligados, os dois governadores eleitos no primeiro turno e os oito que disputam o segundo turno.

No domingo, dia em que Lula tradicionalmente reserva para descansar com a família em seu sítio em São Bernardo, no Grande ABC, o presidenciável também terá de gravar programas eleitorais.

Mas a agenda de Lula está sujeita a atropelos e imprevistos de última hora. Ontem o candidato deveria passar o dia em São Paulo discutindo estratégias de campanha para o segundo turno e gravando programas eleitorais. Mas a morte do coordenador de campanha do candidato petista ao governo gaúcho, Tarso Genro José Eduardo Utzig, alterou a agenda de Lula.

O candidato viajou para Porto Alegre (RS) para participar do velório de Utzig, que morreu aos 42 anos, vítima de um infarto.

Leia mais no especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade