Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/10/2002 - 02h36

Círio de Nazaré espera atrair 1,8 milhão no PA

da Agência Folha, em Belém

As solenidades do Círio de Nazaré, uma das principais festas religiosas do país, começaram ontem no Pará com a condução da imagem da Virgem de Nazaré em carro aberto para a igreja matriz de Ananindeua (PA), cidade vizinha de Belém, em um trajeto de 33 quilômetros. A imagem de Nossa Senhora foi conduzida em um veículo da Polícia Rodoviária Federal e acompanhada por carreata com cerca de 200 veículos.

O Círio é celebrado anualmente. A procissão principal é realizada sempre no segundo domingo de outubro, desde 1793. As comemorações prosseguem por duas semanas com novenas e missas.

A diretoria da festa espera que pelo menos 1,8 milhão de devotos participem da procissão principal do Círio amanhã, a partir das 6h.
As homenagens a Nossa Senhora de Nazaré prosseguem hoje com a romaria fluvial e depois a rodoviária.

Às 18h, começa a "Transladação" da imagem rumo à Catedral Metropolitana de Belém, quando a imagem de Nossa Senhora faz o trajeto inverso ao do Círio.

A imagem permanece na catedral até amanhã cedo, quando é rezada uma missa e iniciada a procissão principal do Círio.

Aparecida
A festa do Dia da Padroeira do Brasil, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, deve bater hoje o recorde de público dos últimos seis anos. O número de romeiros esperados é aproximado ao de 1996, quando a basílica recebeu 215 mil pessoas.

Pelo menos 200 mil romeiros devem passar hoje pelo Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, prevê a organização.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página