Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2008 - 18h48

Corpo do senador Jefferson Péres é enterrado em Manaus

Publicidade

da Folha Online

O corpo do senador Jefferson Péres (PDT-AM) foi enterrado por volta das 17h deste sábado (horário local) no cemitério São João Batista, em Manaus. O sepultamento foi realizado após velório no Palácio Rio Negro, antiga sede do governo do Amazonas.

Péres morreu na manhã de ontem (23) vítima de um infarto fulminante, na casa onde morava, no bairro de Adrianópolis. Ele tinha 76 anos.

Autoridades, amigos e admiradores prestaram as últimas homenagens ao senador. O vice-presidente José Alencar compareceu ao enterro representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Carreira política

Péres nasceu em 19 de março de 1932, em Manaus. Professor e advogado, ocupava vaga no Senado desde 1995, e exercia seu segundo mandato na Casa. Ele era filiado ao PDT desde o início de 1999.

Péres participou, na década de 50, da campanha 'O Petróleo É Nosso' e, em 1988, foi eleito para seu primeiro cargo público: o de vereador em Manaus, cargo para o qual foi reeleito para segundo mandato, cumprido até 1995, quando assumiu sua cadeira no Senado.

Ele também foi candidato à vice-presidência do Brasil nas eleições de 2006, na chapa do também senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Péres era o líder da bancada do PDT no Senado.

Luto

O Senado Federal decretou luto de três dias pela morte do senador. Ontem, após sessão de homenagens ao líder do PDT, o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), suspendeu os trabalhos da Casa Legislativa. O Senado também decidiu encaminhar condolências à família de Péres.

O governo do Estado do Amazonas também decretou luto oficial de três dias.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não compareceu ao enterro, divulgou uma nota lamentando a morte do senador.

"Recebi com tristeza a notícia do falecimento do senador Jefferson Péres e transmito à sua família meus sentimentos. Jefferson Péres foi um político que sempre pautou suas ações pela defesa intransigente da democracia e da ética. Sempre procurou guiar-se pelo que julgava ser o interesse público, mesmo nos momentos de divergências com o Governo. É uma grande perda para o Brasil, para a Amazônia e para o Senado brasileiro."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página