Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/10/2002 - 06h38

FHC recebe prêmio da ONU por melhorar índice social

da Folha de S.Paulo, em Brasília

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento concedeu ontem um prêmio a Fernando Henrique Cardoso pela melhoria do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no Brasil.

FHC é o primeiro vencedor do prêmio Mahbub ul Haq, assim chamado para homenagear o economista paquistanês que foi pioneiro no enfoque do desenvolvimento humano e que instituiu o Relatório Global sobre Desenvolvimento Humano. O prêmio foi concedido por uma comissão de cinco especialistas internacionais em questões de desenvolvimento e será apresentado a cada dois anos ao chefe de Estado ou líder mundial que mais tenha êxito ao colocar o tema na agenda política.

O Pnud destacou entre os avanços obtidos no Brasil a queda de 25% no trabalho infantil de 1995 a 1999, a redução da mortalidade infantil _de 47,8 mortos por mil nascidos vivos em 1991 para 29,6 em 2000_ e a queda de morte de pacientes com Aids, entre outros.

No último ranking divulgado pela ONU, em julho, o Brasil passou de 0,753 para 0,757, na comparação com o relatório anterior, e subiu do 75º para o 73º lugar.

FHC disse ao discursar durante solenidade relativa ao Dia do Professor que estava feliz com a premiação. "É bom ver que o prêmio que leva o nome do fundador do IDH e cujo comitê é presidido pelo Joseph Stiglitz, Prêmio Nobel de Economia, que é o maior crítico do Fundo Monetário Internacional. Vem lá [o comitê] e diz que foi aqui no Brasil que mais se avançou no Índice de Desenvolvimento Humano. Só posso ficar feliz. Para mim, nada melhor."
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página