Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/06/2008 - 15h12

PT acusa Metrô de ter assinado contratos com Alstom sem prazo e valor determinado

Publicidade

THIAGO FARIA
da Folha Online

A bancada do PT na Alesp (Assembléia Legislativa de São Paulo) acusa o Metrô de ter firmado um contrato com a multinacional Alstom sem determinar o prazo para o término e nem o valor da obra. O contrato, segundo informa o partido, foi assinado em 1994 e teve como objetivo a reforma e a ampliação de um centro de controle operacional da companhia.

Em documento do TCE (Tribunal de Contas do Estado) de São Paulo analisado pela bancada do PT, o contrato previa apenas um valor estimado, sem prazo de término definitivo, o que contrariaria a Lei de Licitações. De acordo com os petistas, o contrato teve a duração de 13 anos.

O contrato durou até dezembro de 2006 e teria custado ao Estado cerca de R$ 84 milhões. A assinatura do contrato aconteceu durante o governo Mário Covas.

O líder do PT na Assembléia, Roberto Felício, informa que vai pedir ao Metrô que realize uma auditoria na execução das obras para verificar se o prazo de 13 anos era realmente necessário para a conclusão das obras. Também pretende apurar quanto o Estado pagou efetivamente pela obra.

A bancada ainda tenta emplacar na Assembléia uma CPI para investigar possíveis irregularidades de contratos firmados entre empresas vinculadas ao Estado e a multinacional francesa. O partido informa já ter conseguido 23 das 32 assinaturas necessárias para a instauração da CPI.

A análise da documentação dos contratos da Alstom com o Metrô pelo partido deve ser concluída até a próxima segunda-feira. Os líderes do partido dizem acreditar que, caso as suspeitas de irregularidades encontradas em análises prévias dos documentos se confirmem, dificilmente a base aliada conseguirá barrar a CPI.

A reportagem já entrou em contato com a assessoria do Metrô, mas ela ainda não se pronunciou sobre a denúncia.

Comentários dos leitores
joão nogueira (14) 13/10/2009 11h36
joão nogueira (14) 13/10/2009 11h36
Este fac ínora c hamado Marinho é da época do Covas. Esta tucanada para meter a mão na grana eles pulam logo do muro! E les atuam do iapoque ao chuí: Da PB(cassio c. lima)passando por CR(beto richa) e fechando no RGS com(yeda crusius)! sem opinião
avalie fechar
j bonifacio oliveira (11) 17/08/2009 12h57
j bonifacio oliveira (11) 17/08/2009 12h57
Ora, quem diria... A FOLHA publicando a matéria da ALSTOM, só falta agora fazer a matéria completa e relatar quem são os envolvidos, nomes, partidos, etc. etc... . Aqui vai uma sugestão; NÃO SERIA A CORRUPÇÃO TUCANA NO ESTADO DE SÃO PAULO??? 3 opiniões
avalie fechar
Rodrigo. . (172) 17/08/2009 11h28
Rodrigo. . (172) 17/08/2009 11h28
Alguem sabe onde estao os dolares que a Dilma roubou do governo de São Paulo.... é só ler historia, nao sou eu quem escreveu isso...... leiam e saibam quem esta governando nosso pais.... 3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (289)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página