Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/10/2002 - 10h17

Lula forma "eixo do mal", diz analista

da Folha de S.Paulo

O jornal britânico "Financial Times" publicou ontem em sua página na internet reportagem na qual relata a avaliação de alguns setores da direita norte-americana sobre as possíveis eleições dos esquerdistas Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Brasil, e Lúcio Gutiérrez, no Equador.

Esses analistas, informa o jornal, temem as ligações de Lula e Gutiérrez com os presidentes de Cuba, Fidel Castro, e da Venezuela, Hugo Chávez.

Segundo Constantine Mendes, que integrou o governo de Ronald Reagan (1981-1989), vitórias de Lula e Gutiérrez são equivalentes à extensão de um novo "eixo do mal", que já inclui Fidel e Chávez.

O "FT" cita uma declaração passada de Menges, na qual ela diz que "Lula é um patrocinador do terrorismo". Cita também artigo publicado recentemente no jornal de direita "Washington Times" em que o colunista Deroy Murdock fala da possível combinação de "armas nucleares brasileiras com petrodólares venezuelanos e subversivos cubanos".

O termo "eixo do mal" é uma referência a discurso do presidente dos EUA, George W. Bush, que em janeiro disse: "Estados como esses [Irã, Iraque e Coréia do Norte] e seus aliados terroristas constituem um eixo do mal, armando-se para ameaçar a paz mundial".

Veja também o especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade