Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2002 - 22h53

Peemedebista derrota Amin em Santa Catarina em disputa acirrada

da Folha Online

O ex-prefeito de Joinville Luiz Henrique da Silveira (PMDB), 63, será o novo governador de Santa Catarina. Ele venceu nas urnas, na votação mais apertada entre os Estados brasileiros, o favorito e atual ocupante do cargo, o governador Esperidião Amin (PPB), 54.

Com 100% dos votos apurados, o resultado deu uma pequena diferença, disputada voto a voto nas últimas urnas apuradas.

Silveira teve 50,34% dos votos válidos, o equivalente a 1.512.447 votos. Amin teve 49,66% (1.491.723 votos), computados às 22h29. A diferença é de 20.724 votos.

O peemedebista, que ficou atrás de Amin no primeiro turno, apostou na vinculação de seu nome ao do petista luiz Inácio Lula da Silva para conseguir reverter a situação e vencer a disputa.

No início do ano, Luiz Henrique chegou a ser cotado para ser vice na chapa de José Serra, mas se desentendeu com o tucano durante a campanha.

Depois que rompeu com Serra e embarcou na "canoa" petista, a popularidade do político cresceu entre os catarinenses. Seu desempenho nas pesquisas de intenção de votos começou a melhorar, culminando com a vitória.

Campanha tensa

Na reta final, Luiz Henrique e Esperidião Amin ficaram em situação de empate absoluto nas principais pesquisas. A igualdade fez com que os dois aumentassem a agressividade de seus discursos.

Os candidatos trocaram diversas críticas por meio da imprensa e no horário eleitoral gratuito. O tom foi se elevando até que os dois políticos caíssem em um verdadeiro festival de ofensas públicas.

Amin insistiu na tese de que Luiz Henrique representaria o "retrocesso" caso vencesse a eleição. O peemedebista, por sua vez, dizia que queria ser governador para lutar contra as "oligarquias" da política de Santa Catarina.

O clima de confronto deverá se manter durante o governo, já que o PPB, partido de Amin, conseguiu eleger uma forte bancada na Assembléia Legislativa do Estado, e deve fazer oposição ao novo governo.

Lula

O novo governador catarinense aposta que terá um relacionamento amistoso com o novo presidente da República. Durante a campanha, ele disse diversas vezes que sequer trabalhava com a hipótese de Serra vencer.

Como fez campanha e pediu votos para Lula, deverá se alinhar com a ala do PMDB que é favorável a uma composição política com os petistas nos próximos anos de governo.

Carreira política

Formado em direito, Luiz Henrique está na vida pública em Santa Catarina desde a década de 70, quando se elegeu pela primeira vez como deputado estadual.

Além disso, foi duas vezes prefeito de Joinville, a maior cidade do Estado, nos períodos de 1977-1982 e 1997-2002. teve vários mandatos como deputado federal, ficando no Congresso entre 1975 e 1977, e depois entre 1983 e 1997.

Ele também ganhou destaque nacional ao ser escolhido para ocupar o Ministério da Ciência e Tecnologia entre 1987 e 1988, durante o governo do presidente josé Sarney.

Veja a página especial de Santa Catarina

Veja também o especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade