Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2002 - 23h40

Genoino e Benedita choram com discurso de Lula

ELAINE COTTA
FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O primeiro pronunciamento do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva emocionou a velha guarda do PT. A governadora do Rio de Janeiro, Benedita da Silva, e o candidato derrotado ao governo de São Paulo, José Genoino, eram os mais emocionados.

O discurso de Lula arrancou lágrimas de Benedita e de Genoino. Para Benedita, Lula fez uma referência especial em seu pronunciamento, afirmando que foi ele e o presidente nacional do PT, José Dirceu, que a convenceram a assumir o governo fluminense.

Para Genoino, o presidente eleito, que desde 1989 disputa a Presidência da República, Lula lembrou Genoino "não perdeu a eleição", apenas deixou de ganhá-la.

"Ele vai perceber que se souber tirar proveito, uma derrota vai o deixar mais maduro, preparado e mais próximo da vitória", disse.

Reação

Emocionada, Benedita disse que não pensou na possibilidade de assumir um cargo no novo governo. A petista disse que neste momento estará dedicada a dar continuidade ao trabalho que vem desenvolvendo no Rio de Janeiro.

"Sou governadora até 31 de dezembro e estarei integralmente dedicada à essa função", disse.

Benedita afirmou ainda que como cidadã carioca deseja que o governo de Rosinha Garotinho -que a derrotou na disputa pelo governo do Rio no primeiro turno- tenha êxito e consiga solucionar os problemas do Estado.

Genoino, que vai se encontrar com uma das filhas logo após cumprimentar Lula, afirmou que ainda não pensou sobre a possibilidade de participar do governo do PT. Ele disse que nesse momento pretende voltar ao Congresso Nacional e concluir seu mandado de deputado federal.

"Politicamente a vitória é geral. Lula eleito presidente é a maior conquista que poderíamos ter", disse.

Genoino disse ainda que pretende visitar as principais regiões do Estado de São Paulo para agradecer aos eleitores.

Veja também o especial Governo Lula

Veja também o especial Eleições 2002

Acompanhe a apuração nos Estados

Acompanhe a apuração para a Presidência
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade