Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2002 - 03h26

Após disputa acirrada, Roriz é reeleito governador no Distrito Federal

da Folha Online

O atual governador do distrito Federal, Joaquim Roriz (PMDB), foi reeleito para o cargo após uma das mais acirradas disputas eleitorais no país, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Geraldo Magela começou a apuração dos votos abrindo vantagem de 7 pontos percentuais sobre seu concorrente. Entretanto, quanto mais avançava a contagem dos votos menor ficava a diferença entre os dois, até que Roriz virou a disputa.

As últimas pesquisas de intenção de votos já previam que a disputa seria muito acirrada: o Ibope registrou 51% para Magela e 49% para Roriz em sua mais recente medição.

No primeiro turno, Magela teve 40,87% dos votos válidos e Roriz abocanhou 42,97%. O suspense sobre quem iria ocupar o cargo a partir de 2003 durou até os últimos momentos da apuração.

Roriz tem 66 anos, é natural de Luiziânia (Goiás) e participou da fundação do PT nesse Estado. Pesam contra seu atual governo acusações de racismo, improbidade administrativa, falsidade ideológica e crimes contra a fé pública.

Na quinta-feira passada, mais um escândalo: Roriz obteve liminar no Tribunal Regional Eleitoral do DF proibindo o jornal "Correio Braziliense" de publicar trechos de uma fita com trechos de conversas entre ele e o deputado distrital eleito Pedro Passos (PSD), acusado de grilagem de terras.

Sobre Magela também pairam suspeitas de grilagem: ele é acusado de suposto envolvimento com Germano Carlos, que também participaria de grilagem, e de ter indicado um ex-assessor para trabalhar pela legalização de um condomínio irregular.

O petista é deputado distrital, tem 46 anos, era funcionário do Banco do Brasil e participava de movimentos sindicais na década de 1970, quando ajudou a fundar o PT no Distrito Federal.

Veja também o especial Governo Lula

Veja também o especial Eleições 2002

Acompanhe a apuração nos Estados

Acompanhe a apuração para a Presidência
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade