Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2002 - 11h46

Vitória de Lula fortalece o Mercosul, afirma ministro paraguaio

da France Presse, em Paris (França)

A vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições brasileiras fortalece o Mercosul, declarou o ministro paraguaio das Relações Exteriores, José Moreno, durante visita a Paris.

Ele enfatizou que o Mercosul é uma ferramenta importante, principalmente como elemento de negociação com outros blocos como a UE (União Européia). "Consideramos fundamental a assinatura de um tratado de livre comércio entre o Mercosul e a UE", disse.

Moreno espera conhecer a postura do presidente eleito sobre as negociações para a criação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas). "Em suas declarações, aparentemente Lula não era muito partidário de negociar a Alca. Veremos qual é a política que vai adotar quanto a este tema."

"A nós interessa que um país como Brasil vá bem, por seu tamanho e sua economia. O fato de que a porcentagem que votou no Lula seja a maior da história para um presidente do Brasil, significa que ele vai ter um grande apoio popular. Se souber capitalizar isso, vai fazer um bom governo."

Problemas sociais
Moreno também afirmou que a vitória de Lula demonstrou a necessidade de "uma maior atenção aos problemas sociais" na América Latina.

"É preciso dar soluções e respostas a muitos problemas sociais que afetam nossa região", declarou o chanceler, que iniciou uma visita de dois dias a Paris, onde se entrevistará esta terça-feira com seu colega francês Dominique de Villepin.

"O resultado de Lula indica claramente que há uma necessidade de uma maior atenção aos problemas sociais", assinalou.

"Mas isso não quer dizer que sejam abandonadas as práticas do livre mercado e que se renuncie às exportações muito fortes de que necessitamos para sair da crise que afeta a região", explicou.

Veja também o especial Governo Lula

Veja também o especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade