Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2002 - 18h29

Prodi felicita Lula e pede incremento da cooperação UE-Brasil-Mercosul

da France Presse, em Bruxelas

O presidente da Comissão Européia, Romano Prodi, felicitou o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em carta enviada esta segunda-feira, na qual destaca "as amplas oportunidades" da União Européia (UE) e do Brasil para reforçar suas relações e a importância de concluir as negociações do acordo de associação com o Mercosul.

Prodi enviou a Lula "calorosas felicitações e sinceros votos de pleno êxito" pela vitória na eleição deste domingo, que "assinala um momento determinante da consolidação democrática em seu país", segundo o texto.

O presidente do executivo europeu, que considera "excelente" a relação entre a UE e Brasil, pediu às partes para "unir esforços e dedicação pessoais para contínua melhora", com adoção de "posições comuns em muitos dos grandes temas da agenda internacional".

Entre estes destacou "a promoção do desenvolvimento sustentável, o fortalecimento da economia de mercado e do livre comércio sobre bases não discriminatórias e a consolidação de um ambiente internacional forjado na democracia, na justiça, na multipolaridade e na inclusão social".

Ressaltou a "importância da conclusão das atuais negociações entre a União Européia e o Mercosul para o estabelecimento de uma associação interregional, para a ampliação dos níveis de participação e de responsabilidade do Brasil e da UE na formulação do contexto internacional do começo deste século".

Veja também o especial Governo Lula

Veja também o especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade