Prodi felicita Lula e pede incremento da cooperação UE-Brasil-Mercosul
da France Presse, em BruxelasO presidente da Comissão Européia, Romano Prodi, felicitou o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em carta enviada esta segunda-feira, na qual destaca "as amplas oportunidades" da União Européia (UE) e do Brasil para reforçar suas relações e a importância de concluir as negociações do acordo de associação com o Mercosul.
Prodi enviou a Lula "calorosas felicitações e sinceros votos de pleno êxito" pela vitória na eleição deste domingo, que "assinala um momento determinante da consolidação democrática em seu país", segundo o texto.
O presidente do executivo europeu, que considera "excelente" a relação entre a UE e Brasil, pediu às partes para "unir esforços e dedicação pessoais para contínua melhora", com adoção de "posições comuns em muitos dos grandes temas da agenda internacional".
Entre estes destacou "a promoção do desenvolvimento sustentável, o fortalecimento da economia de mercado e do livre comércio sobre bases não discriminatórias e a consolidação de um ambiente internacional forjado na democracia, na justiça, na multipolaridade e na inclusão social".
Ressaltou a "importância da conclusão das atuais negociações entre a União Européia e o Mercosul para o estabelecimento de uma associação interregional, para a ampliação dos níveis de participação e de responsabilidade do Brasil e da UE na formulação do contexto internacional do começo deste século".
Veja também o especial Governo Lula
Veja também o especial Eleições 2002


