Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2002 - 18h38

Para líder do PT, Lula terá maioria no Congresso

SÍLVIA FREIRE
da Folha Online

O líder do PT na Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (SP), disse hoje que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, presidente eleito do país, terá maioria no Legislativo Federal a partir do próximo ano.

O contato para a articulação de uma base mais ampla no Congresso que possibilite as mudanças prometidas por Lula, segundo Cunha, se dará a partir de conversas com congressistas de partidos aliados à candidatura petista, mas que haverá contato com deputados e senadores de todas as siglas.

Cunha disse as discussões para a presidência da Câmara ainda não começaram. Ele preferiu não comentar a possibilidade de negociação do cargo para articular uma maioria no Congresso Nacional.

Tradicionalmente, o partido com maior número de deputados elege o presidente da Câmara.

No dia 6, o PT elegeu a maior bancada federal, com 91 deputados. O PSDB, partido do presidenciável derrotado, José Serra, elegeu 71 deputados e deve fazer oposição ao governo Lula.

O PMDB, partido aliado do PSDB, mas que teve algumas de suas lideranças ao lado de Lula nesta eleição, elegeu 74 deputados e deve se dividir no apoio ao presidente eleito no Legislativo.

Em relação ao Orçamento da União para 2003, que tramita atualmente no Congresso, Cunha disse que o partido irá tentar direcionar os recursos dentro dos interesses do futuro governo.

"Vamos tentar descobrir se há espaço para alterar alguns programas, melhorar alguns, reduzir outros, mas dentro do que foi colocado. É importante dizer que este é o Orçamento do presidente Fernando Henrique Cardoso. Não é o Orçamento do Lula, do PT", disse o líder.


Veja também o especial Governo Lula

Veja também o especial Eleições 2002

Acompanhe a apuração nos Estados

Acompanhe a apuração para a Presidência
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade