Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2002 - 06h56

"Brasil votou para mudar", discursa Lula

da Folha de S.Paulo

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva enumerou como prioridades de seu governo, no primeiro pronunciamento oficial, a criação de um Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, espécie de fórum multilateral, a tentativa de celebração de um pacto social e o compromisso de encaminhar cinco reformas para o Congresso Nacional.

"Estarei pessoalmente empenhado em encaminhar para o Congresso as grandes reformas que a sociedade reclama: a reforma da previdência social, a tributária, a da legislação trabalhista e da estrutura sindical, a reforma agrária e a reforma política."

Lula disse que seu governo será mais "amplo" que o PT e classificou de "fundamental" à sua vitória o estabelecimento de alianças. "Vamos promover um Pacto Nacional pelo Brasil e escolher os melhores quadros para fazer parte de um governo amplo, que permita iniciar o resgate das dívidas sociais seculares", prometeu.

Reafirmou que a geração de empregos será uma "obsessão". "Não há solução milagrosa para tamanha dívida social, agravada no último período. Mas é possível e necessário começar, desde o primeiro dia de governo."

Citou a instabilidade na taxa de câmbio e a decorrente pressão inflacionária como preocupações de seu governo. Ao mesmo tempo em que dizia que a situação "exigirá austeridade no uso do dinheiro público", elencava promessas: "Vamos aplacar a fome, gerar empregos, atacar o crime, combater a corrupção e criar melhores condições de estudo para a população de baixa renda desde o momento inicial de meu governo."

No discurso, além do presidente Fernando Henrique Cardoso, foram citados nominalmente os ex-presidentes José Sarney e Itamar Franco e os presidenciáveis derrotados Anthony Garotinho (PSB) e Ciro Gomes (PPS), que o apoiaram no segundo turno.

Concluiu com uma mensagem positiva: " Sei que estou sintonizado com a esperança de milhões e milhões de outros corações. Estou otimista. Sinto que um novo Brasil está nascendo." Leia a seguir a íntegra do pronunciamento.

Veja também o especial Governo Lula

Veja também o especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade