Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2002 - 08h45

Bush telefona para Lula e cita as "boas relações" com o país

da Folha de S.Paulo

Em telefonema ontem para cumprimentar o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente norte-americano, George Bush, destacou as "boas relações" dos Estados Unidos com o Brasil.

A conversa entre os dois durou cerca de 15 minutos. Bush telefonou a Lula por volta das 15h30 (horário de Brasília), a bordo do "Air Force One", avião presidencial dos Estados Unidos.

"O presidente disse para Da Silva que estamos aguardando ansiosamente para trabalhar com o Brasil; que consideramos nossas relações com o Brasil como sendo boas; que o Brasil tem sido um líder nos esforços no hemisfério em direção à democracia, à boa governança e ao comércio livre", afirmou, em nota, o porta-voz norte-americano, Ari Fleischer.
Bush, no avião, era traduzido para o português por um intérprete que estava na Casa Branca. Lula, falando por um viva-voz, também tinha o seu intérprete, Sérgio Ferreira.

Na nota, Fleischer afirma, sobre a relação entre os dois países: "Temos relações excelentes e dividimos muitos interesses e objetivos mútuos. Os EUA apreciam a amizade e a boa relação que estabelecemos com o presidente Fernando Henrique Cardoso".

Segundo Marco Aurélio Garcia, secretário de Cultura da Prefeitura de São Paulo, a conversa foi "cordialíssima". "Melhor do que isso, impossível."

Lula também falou com chefes de Estado de língua espanhola. Eduardo Duhalde, da Argentina, e Ricardo Lagos, do Chile, o convidaram para visitar seus países antes da posse. Disse que iria -e é possível que vá aos EUA ainda neste ano. Jorge Battle, do Uruguai, também telefonou.

O primeiro-ministro do Canadá, Jean Chrétien, teria comentado esperar que, "de agora em diante", os conflitos na área aeronáutica -referência à disputa comercial entre a brasileira Embraer e a canadense Bombardier- "sejam resolvidos pela negociação".

O premiê inglês, Tony Blair, também telefonou ao petista. Lula destacou o papel de FHC na transição, e Blair disse que isso o fazia "feliz" porque é "muito amigo" do atual presidente.

Ao sul-africano Thabo Mbeki, o presidente eleito falou da importância do fortalecimento das relações com os países africanos.

Correção:

  • Folha Online erra e corrige notícia sobre telefonema de Bush a Lula

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página