Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2002 - 14h12

Ex-vice presidente argentino diz que vitória do PT é "exemplo"

da Folha Online

O ex-vice presidente da Argentina Carlos Alvarez, pivô da crise que culminou com a renúncia de Fernando de La Rúa, disse hoje que a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições brasileiras é um "exemplo" para a América Latina.

"É preciso uma alternativa entre o populismo e o fundamentalismo de mercado. Por isso, é muito importante que se rompa a síndrome de que a esquerda democrática não pode governar. Nós fracassamos nesse sentido", disse ele.

Alvarez renunciou à vice-presidência da Argentina em 2000, rompendo a aliança que havia sustentado De La Rúa durante a campanha eleitoral. A crise se agravou nas semanas seguintes e causou a renúncia do presidente.

Segundo ele, o Brasil terá a chance de fazer o que a Argentina não conseguiu, ou seja, viabilizar um governo democrático disposto a tentar reduzir as imensas desigualdades sociais que existem na região.

"A vitória de Lula é muito importante por ter sido uma amortizadora para a América Latina. Esse fato nos permite acreditar que não só os governos autoritários podem governar a região baseados nos mercados", disse Alvarez.

  • Com informações da France Presse


  • Veja também o especial Governo Lula
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade