Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2002 - 15h09

Washington Post espera que Lula mantenha estabilidade econômica

da Folha Online

O jornal norte-americano The Washington Post dedicou seu editorial desta quarta-feira para discutir os desafios que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá que enfrentar quando assumir a Presidência do Brasil.

O periódico destaca que o petista terá um desafio principal: implantar políticas sociais de impacto sem colocar em risco a estabilidade econômica conquistada no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.

"Existe o perigo de que uma década de sólidas reformas seja revertida pelo tipo de populismo anticomércio que Da Silva e seu Partido dos Trabalhadores têm proclamado historicamente", diz o jornal.

O editorial diz que se Lula se lançar contra a ortodoxia econômica confirmará os temores dos investidores e poderá levar o país a uma caótica moratória da dívida pública, o que acabará prejudicando os mais pobres.

A solução, segundo o jornal, seria seguir o receituário econômico que já vem sendo adotado nos últimos anos, e ao mesmo tempo usar o poder de fogo do governo para tentar melhorar a distribuição de renda.

"Se o presidente eleito escolher enfatizar políticas que enfrentem a pobreza e a desigualdade do Brasil sem pôr em risco sua estabilidade, limpará o caminho para a esquerda latino-americana", diz o Post.

O editorial avalia, no entanto, que caso o PT obtenha sucesso em sua empreitada poderá criar um novo paradigma de administração econômica e social a ser utilizado pelos países emergentes.

"Não há razão pela qual o cuidado com os pobres cause o abandono de políticas econômicas sadias. Se Lula combater a pobreza sem caminhar para a moratória, irá criar uma alternativa pragmática ao fracassado estatismo", diz o Post.

  • Com informações da France Presse


  • Veja também o especial Governo Lula
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade