Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2002 - 15h55

Colombianos esperam que Lula lidere discussões sobre a Alca

da Folha Online

Líderes de esquerda e analistas políticos da Colômbia manifestaram hoje a esperança de que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assuma a liderança dos países da América Latina na discussão sobre a Alca (Área de livre Comércio das Américas).

Os colombianos também esperam que o governo petista possa unir as nações do continente para exigir um repactuamento das dívidas que os países têm com organismos financeiros internacionais, como o FMI.

"O Brasil de Lula, com todo seu peso econômico e político, deve encabeçar um plano para que a América Latina exija em bloco a reprogramação, não a moratória, da dívida, e se oponha à Alca nos termos propostos pelos EUA", disse hoje o analista político Eduardo Sarmiento.

Segundo ele, que se diz social-democrata, o futuro governo brasileiro 'também deve dar o exemplo ao restante da América Latina de que é possível mudar o modelo neoliberal por um que fomente a expansão da economia e leve em conta a dignidade humana".

O deputado e ex-líder guerrilheiro Antonio Navarro, uma das principais figuras da esquerda colombiana, também ressaltou que a chegada de Lula à Presidência do Brasil traz "uma grande esperança para América Latina com vistas à Alca".

O ex-candidato presidencial e líder sindical Luis Eduardo Garzón exibiu as mesmas expectativas, e disse esperar que Lula "exerça a liderança da América Latina nas questões do endividamento e das negociações da Alca".

  • Com informações da France Presse


  • Veja também o especial Governo Lula
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade