Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2002 - 19h02

Marqueteiros de Lula e Serra trocam beijos e abraços na Bahia

da Agência Folha

Em um espaço de menos de 50 metros quadrados, isolado por cordas, os publicitários baianos Duda Mendonça e Nizan Guanaes trocaram nesta sexta-feira as divergências políticas por beijos, abraços, sorrisos e muita cordialidade.

Ao lado de mais 38 personalidades, os marqueteiros foram agraciados pela Ordem do Mérito da Bahia, no grau de comendador.

Na rápida cerimônia, realizada no Palácio da Aclamação, Duda e Nizan nem de longe pareciam os mesmos marqueteiros que duelaram durante quase um ano na campanha presidencial _com vitória do primeiro, que trabalha para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o segundo, que estava com José Serra (PSDB).

"Somos jogadores de futebol atuando em times diferentes, que estão disputando um título. Depois do jogo, deixamos a competição de lado e trocamos as camisas", disse Duda.

Nizan retribuiu a gentileza do ex-sócio. "A Bahia é o celeiro dos marqueteiros políticos do Brasil. Então, os confrontos de idéias sempre vão existir, mas nada, absolutamente nada, conseguirá apagar a admiração e o respeito que tenho pelo Duda Mendonça."

Prevista para começar as 11h, a cerimônia de entrega da comenda sofreu um atraso de 15 minutos por causa de Duda. Enquanto todas as autoridades estavam em seus locais pré-determinados, duas funcionárias do governo baiano percorriam as principais instalações do prédio à procura do marqueteiro.

Antes de receberem as medalhas das mãos do governador Otto Alencar (PL), os marqueteiros cumpriram o mesmo ritual_ cumprimentaram a mãe-de-santo Carmem Oliveira da Silva, que comanda o Terreiro do Gantois, o mais tradicional templo de candomblé do Brasil.

Depois da condecoração, Nizan Guanaes e Duda Mendonça foram abraçar o senador eleito Antonio Carlos Magalhães (PFL), o governador eleito Paulo Souto (PFL) e o prefeito de Salvador, Antonio Imbassahy (PFL).

Derrotado na campanha presidencial, Nizan voltou a desejar "toda a sorte do mundo" para Lula. "Sinceramente, como brasileiro, quero que o Lula cumpra todas as suas promessas e consiga implantar as reformas sociais e políticas que o Brasil tanto precisa."

Muito cumprimentado por amigos, Duda, acompanhado pelo filho Lucas, 12, aproveitou os repórteres-fotográficos que trabalharam na cobertura da solenidade para fazer um pedido.

Com apenas oito meses, Tiago Mendonça, o neto do publicitário, roubou as atenções à saída do Palácio da Aclamação. "O menino é tão bonito e engraçado como o avô", brincou Duda, enquanto combinava uma pescaria com o também publicitário Fernando Barros, que também foi agraciado com a comenda.

Veja também o especial Governo Lula

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade