Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2002 - 18h47

Lula ouve opinião de Celso Amorim sobre política externa

SÍLVIA FREIRE
da Folha Online

A opinião do embaixador no Reino Unido, Celso Amorim, sobre a política externa brasileira, comércio exterior e estrutura do Itamaraty foi o tema da conversa de cerca de meia hora entre o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o diplomata.

Marco Aurélio Garcia, ex-secretário de Relações Exteriores do PT que participou do encontro de hoje, disse que não houve convite para Amorim assumir o Ministério das Relações Exteriores de Lula. Até porque, de acordo com Garcia, não haveria a possibilidade de um convite sem que houvesse um conhecimento mais detalhado das opiniões do embaixador.

Garcia afirmou que Lula já conversou com outros diplomatas para debater a política externa brasileira.

Mercosul
Segundo Garcia, que irá acompanhar o presidente eleito na viagem para Argentina e Chile na próxima semana, o discurso que Lula fará em Buenos Aires será no sentido de priorizar o Mercosul e reafirmar que as negociações multilaterais do país deverão acontecer a partir do bloco (formado por Uruguai, Brasil, Paraguai e Argentina).

Garcia disse também que Lula pretende se reunir com outros dirigentes do Mercosul e do Pacto Andino (Peru, Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela) que estarão em Brasília entre os dias 5 e 6 para o encontro de presidentes desses dois blocos.

Leia mais:
  • Lula usa jato da embraer em viagem à Argentina


  • Veja também o especial Governo Lula
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade