Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2002 - 19h52

PTB fecha com PT Carlos Wilson e Mares Guia para ministério

CAMILO TOSCANO
da Folha Online

As direções nacionais do PTB e do PT chegaram a um consenso em torno dos petebistas que irão participar do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a partir de janeiro de 2003: o senador Carlos Wilson (PE) e o deputado federal Walfrido Mares Guia (MG).

Os dois nomes saíram nos encontros recentes entre os presidentes nacionais do PT, José Dirceu, e do PTB, José Carlos Martinez. Ambos acertaram também que o PTB terá um ministério e uma estatal, mas ainda não definiram quais são.

Martinez nega que qualquer nome ou pasta tenham sido discutidos nos contatos com o PT. "Não tem nada de nomes e não vou especular", afirmou. "Tudo depende do Lula."

A escolha dos cargos que serão ocupados por petebistas depende da palavra final do presidente eleito, que retorna amanhã de sua primeira viagem aos EUA e ao México.

Dentro do PTB, a avaliação é a de que o petista irá oferecer ao PTB um ministério "forte" e uma estatal "fraca", ou vice-versa. A Folha Online apurou que a hipótese é de agrado do PTB.

Estatais como a BR Distribuidoras, o Banco do Nordeste (BNB), a Petrobras e a Secretaria de Recursos Hídricos e ministérios como o da Agricultura, da Integração Nacional, e do Esporte e Turismo estão presentes nas conversas entre os dois partidos.

Amigo há anos de Lula, Carlos Wilson é senador desde 1994 e ficou em terceiro lugar nas eleições deste ano para o Senado. Logo, em 2003 estará sem mandato. Também já ocupou a Secretaria de Recursos Hídricos, ligada ao Ministério do Meio Ambiente.

Walfrido Mares Guia é deputado federal e assumiu a coordenação da campanha presidencial de Ciro Gomes (PPS), após o afastamento de José Carlos Martinez.

Veja também o especial Governo Lula
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade