Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/12/2002 - 14h28

Veja perfil de Luiz Gushiken, Luiz Dulci e Tarso Genro

da Folha Online

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje o nome de mais três futuros integrantes do futuro governo. São eles: Luiz Gushiken, secretário geral da presidência da Repúbica; Tarso Genro, futuro secretário-geral de Desenvolvimento Econômico e Social, e Luiz Gushiken, o secretário de Comunicação Social.

Luiz Gushiken
  • Secretário de Comunicação de Governo

    É coordenador-adjunto da equipe de transição. Formado em administração, presidiu o Sindicato dos Bancários de São Paulo e elegeu-se deputado federal.

    Em 1998, coordenou a campanha presidencial de Lula. Após a derrota, decidiu afastar-se da política, mas foi convencido por Lula a voltar.

    Figura histórica do PT e amigo pessoal de Lula, Gushiken é especialista em Previdência, com trânsito fácil junto a fundos de pensão.

    Tarso Genro
  • Secretário-geral de Desenvolvimento Econômico e Social

    Nasceu em São Borja (RS), em 6 de março de 1947. É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Santa Maria (RS). Especializou-se em direito trabalhista. Em 1968 elegeu-se vereador de Santa Maria pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro).

    Em 1988, foi eleito vice-prefeito de Porto Alegre pela Frente Popular, ocupando também o cargo de secretário de governo. No final de 1989 até 1990, exerceu o mandato de deputado federal. Em 1990, concorreu ao governo do Estado pela Frente Popular.

    Foi prefeito de Porto Alegre entre 1993 e 1996 e reelegeu-se prefeito em 2001, cargo que ocupa atualmente. É professor do curso de extensão universitária da Escola de Governo, junto ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores e coordenador do Conselho Político da Frente Democrática e Popular.

    Luiz Dulci
  • Secretário-geral da Presidência

    É atualmente secretário-geral Nacional do PT e um dos coordenadores políticos da equipe de transição. Também preside a Fundação Perseu Abramo de estudos políticos, sociais e culturais, instituída pelo PT. Dulci nasceu em Santos Dumont (MG), em 7 de janeiro de 1956.

    Estudou Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro e é professor de língua portuguesa desde 1974. Fundou e foi o primeiro presidente da União de Trabalhadores do Ensino de Minas Gerais (1979/82), atual Sind-UTE. Representando o sindicalismo mineiro, foi um dos fundadores do PT, tendo sido coordenador do Movimento Pró-PT (1979) e integrante da primeira Comissão Executiva Provisória (1980).

    Na Executiva Nacional, desde então, ocupou os cargos de secretário de Organização, secretário de Cultura, secretário de Políticas Sociais, secretário de Assuntos Institucionais e vice-presidente nacional do partido. Deputado federal por Minas Gerais (1983/1986), foi presidente da Comissão de Trabalho e Legislação Social da Câmara dos Deputados.

    Foi também vice-líder do PT na Câmara e membro titular da Comissão de Educação e Cultura. Foi secretário de Governo (1993/1996) e de Cultura (1997/1998) da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

    Com informações do site do PT

    Veja também o especial Governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade