Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/12/2002 - 15h14

Novo ministro da Saúde é médico, jornalista e fundador do PT

EDUARDO DE OLIVEIRA
da Agência Folha, em Recife

O médico psiquiatra e vereador licenciado Humberto Costa, 45, é integrante histórico do PT, tendo ajudado a fundar o partido no Estado de Pernambuco.

A sua atuação política teve início em 1975, quando passou a integrar o movimento estudantil na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), onde cursava medicina.

Após formar-se, em 1980, conquistou projeção no meio médico local, principalmente pelo seu engajamento político. Foi presidente da Associação Pernambucana de Médicos Residentes e, mais tarde, primeiro-secretário do Sindicato dos Médicos de Pernambuco.

Ainda em 80, Costa ajudou a fundar o PT no seu Estado. O principal desafio dele e de seus companheiros naquele momento era apresentar um partido de esquerda que fizesse frente ao MDB.

Além disso, seus fundadores procuravam estabelecer a legenda a partir de quadros próprios, formando militantes e políticos alinhados aos ideais socialistas.

Dez anos mais tarde, o petista conseguiu seu primeiro cargo eletivo na política brasileira: o de deputado estadual. Na Assembléia Legislativa ajudou a criar a Comissão de Direitos Humanos.

Foi eleito deputado federal em 1994. Sua atuação em Brasília teve por foco mudanças no regime da Previdência Social.

Tema, aliás, que ele emprestou a sua tese de mestrado em Ciências Políticas, curso que iniciou em 1999 na UFPE e ainda não concluiu. "É um excelente aluno. Muito lúcido, muito capaz", disse o professor de Ciências Políticas da UFPE Michel Zaidan.

No ano anterior Costa fora candidato ao Senado, mas não conseguiu eleger-se. Ele voltou a concorrer nas eleições de 2000. Foi o candidato a vereador mais votado de Recife. Após tomar posse, pediu licença do cargo para assumir a Secretaria da Saúde de Recife, na gestão do prefeito petista João Paulo, onde permaneceu até abril deste ano.

Integrante da tendência Unidade na Luta _de orientação moderada_, Costa, que faz parte da Executiva Nacional, compõe o setor do PT que defende a execução de alianças políticas.

Concorreu no pleito deste ano. Ficou em segundo lugar na disputa pelo governo de Pernambuco.

É também formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco _concluiu o curso em 1988. Separado, é pai de três filhos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página