Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/12/2002 - 21h29

Lula quer fazer do Brasil pólo de estabilidade na América do Sul

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

Na agenda do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está prevista uma viagem para o Acre em janeiro de 2003. O objetivo do encontro é reunir no Acre todos os governadores eleitos na região Norte do país. Os organizadores do encontro disseram para a Folha Online que Lula valorizar a região, considerada estratégica para as relações internacionais do país.

Segundo um dos organizadores da viagem, a região Norte, chamada de "cabeça do Brasil" é tida como importante, pois concentra os Estados que fazem fronteira com países que atravessam crises de ordem política e econômica, Colômbia e Venezuela.

"Lula é tido hoje no mundo como a única liderança política da América do Sul capaz de garantir a estabilidade da região. Para se firmar como líder desta estabilidade e ser o homem capaz de conduzir um acordo de paz na região, precisará do apoio dos governadores do Norte'', disse o organizador da viagem.

Para privilegiar os quadros do PT, o encontro com os governadores do Norte ocorrerá no Acre, Estado governador pelo petista Jorge Viana. Estarão presentes no encontro os governadores do Amapá, Waldez Goés (PDT); do Amazonas, Eduardo Braga (PPS); do Pará, Simão Jatene (PSDB); de Rondônia, Ivo Cassol (PSDB) e de Roraima, Flamarion Portela (PSL). Este último estaria saindo do PSL para de filiar ao PT.

Uma das preocupações do futuro presidente é garantir e aprimorar a segurança nas fronteiras do país. No encontro também será discutida a importância de Roraima nas relações do Brasil com a Venezuela. A única estrada que liga diretamente o Brasil à Venezuela sai de Boa Vista em direção a Caracas.

Segundo o organizador do encontro, numa possível ajuda do Brasil à Venezuela _caso da falta de combustíveis, quando o país poderá enviar gasolina para o país vizinho_, a ligação será feita pela rodovia que liga Boa Vista a Caracas.

Depois do encontro no Acre, Lula deve se encontrar com os governadores das outras regiões do país. A idéia é realizar um encontro por região do país, contanto com a participação de todos os governadores locais, independentemente de filiação partidária.

A aproximação entre Lula e os governadores também tem o objetivo de garantir a governabilidade do presidente eleito no Congresso.

Veja também o especial Governo Lula
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade