Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/12/2002 - 19h34

Roberto Amaral é cientista político, escritor e vice-presidente do PSB

da Folha Online

O cientista político Roberto Átila Amaral Vieira, 62, nasceu em Fortaleza em 1940 e mudou-se para o Rio de Janeiro em 1970. Amaral é formado em direito e filosofia e também exerce o jornalismo.

Entre 1961 e 1962, foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Após o golpe militar de 1964, militou nas organizações de esquerda PCB e PCBR. Com a volta da democracia, foi um dos reorganizadores do PSB.

Autor de mais de 20 livros nas áreas de ciência política e direito, Amaral é professor da PUC-Rio e tem intensa vivência político-partidária. Foi líder estudantil e militante comunista. Atualmente ele é segundo vice-presidente do PSB, tendo atuado como coordenador do programa de governo do candidato derrotado do partido à Presidência da República, Anthony Garotinho.

Em 19 de janeiro de 1982, fundou, ao lado de Antônio Houaiss, Herbert José de Souza, César Guimarães, Darcy Ribeiro, Regina Gualda, Jorge Werthein, Nilson Lage, Elizabeth Fox e Leon Hirsmann o Cebela (Centro Brasileiro de Estudos (Superiores) Latino-Americanos).

Amaral também é membro titular do Instituto dos Advogados Brasileiros, da International Sociological Association (ISA), da International Political Science Association (IPSA) e da International Association of Judicial Methodology, além de ser editor da revista Comunicação & Política.


Veja também o especial Governo Lula
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade