Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/12/2002 - 19h36

Rossetto foi presidente de sindicato e deputado federal

da Folha Online

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Miguel Soldatelli Rossetto, nasceu em São Leopoldo (RS) no dia 4 de maio de 1960. Casado, é técnico em mecânica e iniciou o curso de Ciências Sociais, sem concluí-lo.

Rosseto começou sua militância política na década de 70, na organização da oposição ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo, concorrendo como primeiro candidato a presidente numa chapa de oposição.

Participou, em 1979, do movimento de fundação do PT em 1979, integrando a primeira executiva estadual do partido. Em 1982, concorreu ao cargo de deputado estadual, mas não conseguiu se eleger.

Em 1984, ingressou na categoria de petroquímicos, trabalhando na Petroflex. Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Pólo Petroquímico por duas gestões, entre 1986 e 1992.

Integrou a Executiva Estadual da CUT (Central Única dos Trabalhadores) do Rio Grande do Sul na função de Secretário de Formação Política. Na CUT nacional, foi Secretário de Política Sindical de 1992 a 1994, cargo no qual respondeu por debates e discussões sobre o Mercosul.

Eleito deputado federal em 1996, esteve, durante três anos de mandato, na lista dos cem melhores congressistas, segundo o Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).

Sua vitória mais recente foi como em 25 de novembro de 1998, quando se elegeu vice-governador do Estado do Rio Grande do Sul na chapa de Olívio Dutra. A derrota mais recente foi este ano, ao concorrendo, também para vice, na chapa de Tarso Genro (PT), derrotado por Germano Rigotto.


Veja também o especial Governo Lula

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade