Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/12/2002 - 08h05

Lula torce por cassação de Roriz, que reage

da Folha de S.Paulo, em Brasília

A exemplo do Ministério Público Eleitoral, que na quinta-feira pediu a cassação do diploma do governador reeleito Joaquim Roriz (PMDB), o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, disse ontem que confia na Justiça para que Geraldo Magela (PT), derrotado na campanha deste ano, assuma o governo do Distrito Federal.

Quando citava os políticos presentes no anúncio dos nomes dos últimos ministros, Lula declarou: "Companheiro Magela, que, se a Justiça fizer Justiça, vai ser governador". Joaquim Roriz e Marcelo Miranda (PFL-TO), que apoiaram a candidatura de José Serra (PSDB), foram os dois únicos governadores eleitos com quem Lula não conversou.

A frase foi considerada "infeliz" pelo governador do Distrito Federal, por intermédio de seu porta-voz, Paulo Fona.

Lula fez alusão aos processos judiciais que pedem o impedimento da diplomação de Roriz baseados em supostas práticas irregulares durante a campanha eleitoral deste ano. Magela, candidato petista ao governo do Distrito Federal, foi derrotado por 15.778 votos no segundo turno, em 27 de outubro.

Na quinta-feira, o procurador-regional eleitoral, Franklin da Costa, encaminhou um recurso contra a diplomação de Roriz ao TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral). O governador é suspeito de desvio de dinheiro público para financiamento de sua campanha à reeleição.

O recurso se estende à vice-governadora eleita, Maria de Lourdes Abadia (PSDB), e está baseado em gravações telefônicas, cópias de cheques e extratos bancários, fitas de vídeo com imagens de automóveis usados na campanha e documentos apreendidos.

"O governador está convencido de que Lula reconhecerá que Roriz é o legítimo governador eleito do Distrito Federal. Eleito, assim como Lula, pela maioria dos brasilienses. A sua atitude não condiz com a posição de estadista que o cargo do presidente da República exige", disse Fona.

Veja também o especial Governo Lula
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade