Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/12/2002 - 07h05

Alckmin reduz núcleo "covista"

JOSÉ ALBERTO BOMBIG
da Folha de S.Paulo

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou ontem três novos secretários e diminuiu o núcleo "covista" _nomeado por Mário Covas (1930-2001)_ da gestão tucana em São Paulo.

Dos novos secretários apresentados ontem, nenhum está ligado diretamente à passagem do presidente Fernando Henrique Cardoso pelo Planalto.

Até então, as principais novidades do secretariado do tucano, que vem sendo apresentado à conta-gotas, eram nomes que atuaram na gestão de FHC.

O deputado estadual e engenheiro agrônomo Duarte Nogueira (PSDB) irá para a Agricultura. Na Saúde, o atual secretário-adjunto da pasta, Luiz Roberto Barradas Barata, médico, assumirá o comando em 1º de janeiro. Dario Rais Lopes, superintendente do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), comandará os Transportes. Lopes entra no lugar de Luiz Carlos David.

O governador também anunciou a manutenção do advogado Elival da Silva Ramos na Procuradoria Geral do Estado.

Assim que terminou a apresentação dos indicados ontem, Alckmin afirmou: "Hoje não teve nem F, nem H, nem C", em referência ao presidente. Novos nomes ligados a FCH podem ser anunciados até a próxima terça, inclusive o do ministro da Saúde, Barjas Negri, que pode ir para a Habitação.

Segundo o governador, seis secretários ainda serão anunciados. Com os nomes definidos ontem, Alckmin troca mais um secretário que foi empossado pelo governador Mário Covas, morto em março do ano passado: José da Silva Guedes, que deixa a Saúde.

Dos seis atuais secretários que foram nomeados por Covas, apenas dois têm, por enquanto, permanência garantida no próximo mandato, Nagashi Furukawa (Administração Penitenciária) e Mauro Arce (Recursos Hídricos).

Entre os secretários "covistas", permanece indefinida a situação de Marcos Mendonça (Cultura) e Francisco Prado (Habitação). Fernando Dall'Acqua (Fazenda) dará lugar a Eduardo Guardia.

Nogueira, líder da bancada tucana na Assembléia, foi secretário da Habitação no primeiro mandato de Covas (1995-1999) e volta agora para o lugar de Lourival Carmo Mônaco na Agricultura.

João Carlos Meirelles, que comandou a Agricultura na gestão de Covas, será o secretário da Ciência e Tecnologia.

Os dois, porém, politicamente sempre estiveram mais próximos do governador do que do grupo "covista". Nogueira estava no PFL quando foi secretário em 1995, representando seu partido na composição do governo Covas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página