Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/12/2002 - 06h16

Hugo Chávez vai à posse; PT aguarda Fidel Castro

RICARDO WESTIN
da Folha de S.Paulo, em Brasília

Apesar da crise política que enfrenta na Venezuela, o presidente Hugo Chávez está entre os 16 chefes de Estado e de governo que confirmaram presença amanhã em Brasília para acompanhar as cerimônias de posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

Todos os presidentes dos países do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai, além de Bolívia e Chile) confirmaram presença, mas há chances de que o presidente do Paraguai, Luís González Macchi, cancele sua vinda por problemas internos. Além dos chefes de Estado e de governo, 117 missões estrangeiras chegarão até amanhã.

Para representar o presidente George W. Bush, os EUA decidiram mandar seu negociador comercial Robert Zoellick, que teve atritos com Lula durante a campanha em relação à Alca (Área de Livre Comércio das Américas). Além de Zoellick, o país será representado pelo assistente da Casa Branca para a América Latina, John Maisto, e pelo senador republicano Michael B. Enzi.

Zoellick usará a viagem para encontrar-se com ministros de Lula e começar as negociações comerciais com o novo governo. Um dos encontros confirmados é com o futuro ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

Outros estrangeiros
Quase todos os países da América Latina enviarão representantes. O presidente de Cuba, Fidel Castro, por questões de segurança, ainda não confirmou se virá. Dezessete organismos internacionais estarão representados nas cerimônias, incluindo o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), por seu presidente, Enrique Iglesias, e a ONU, por Sérgio Vieira de Mello. O PT terá 91 convidados internacionais, incluindo ONGs e partidos políticos.

Os chefes de Estado e de governo serão recebidos por Fernando Henrique Cardoso, às 13h, no Itamaraty. Será o último ato do presidente diante de autoridades de outros países. Em seguida, assistirão à posse de Lula no Congresso e, às 16h, à passagem da faixa no Palácio do Planalto. De um palanque reservado, os estrangeiros ouvirão o discurso do novo presidente. Caso chova, assistirão por um telão montado no palácio.

"Se chover, a única preocupação será o conforto das pessoas que participarem da festa popular na Esplanada dos Ministérios", disse o deputado federal reeleito Paulo Delgado (PT-MG), responsável pela área internacional da festa. Às 20h30, haverá um ato protocolar no Palácio da Alvorada, em que Lula receberá os cumprimentos dos convidados.

Veja também o especial Governo Lula
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade