Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/01/2003 - 16h38

Veja as principais frases do discurso de posse de Lula

da Folha Online

Leia alguma frases do discurso de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no plenário do Congresso Nacional.

"Enquanto houver um irmão brasileiro ou uma irmã brasileira sofrendo com a fome, teremos motivos de sobra para nos cobrir de vergonha."

"Defini entre as prioridades de meu governo o programa de segurança alimentar, que leva o nome de Fome Zero. Se, ao final de meu mandato, todos os brasileiros tiverem a possibilidade de tomar café da manhã, almoçar e jantar, terei cumprido a missão da minha vida."

"É por isso que eu proclamo: vamos acabar com a fome em meu país. Transformemos o combate à fome em uma grande causa nacional, como a criação da Petrobras. Essa é uma causa que pode e deve ser de todos. Deve ser um instrumento para defender o que é mais sagrado: a dignidade humana."

"Vamos criar as condições macroeconômicas para que haja crescimento sustentável responsável, além de fazer um combate implacável à inflação."

"A esperança finalmente venceu o medo, e a sociedade decidiu que estava na hora de trilhar novos caminhos."

"Diante do esgotamento de um modelo que produziu estagnação, desemprego e fome, do fracasso da cultura do individualismo e da indiferença perante o próximo e da desesperança da família, precariedade da segurança nacional e desrepeito aos mais velhos e desalento aos mais novos, a sociedade bradileira escolheu mudar e começou ela mesma a promover a mudança necessária."

"Ninguém pode colher os frutos antes de plantar as árvores. Vamos mudar tendo consciência de que a mudança é um ato continuado, e não um ato voluntarista."

"Esta é uma nação que fala a mesma língua, que partilha os mesmos valores fundamentais, onde a mestiçagem e o sincretismo se impuseram dando uma construção original ao mundo. Cada migrante se transforma em mais um brasileiro."

"'Vamos combater a corrupção e enfrentar com determinação a cultura da impunidade que prevalece em certos setores. Não permitiremos que a corrupção, a sonegação e o desperdício continuem privando a população de recursos que são seus e que poderiam ajudar na sua dura luta pela sobrevivência."

"Crises como a do Oriente Médio devem ser resolvidas de forma pacífica e com negociação."

"O ser humano é resultado último das negociações, não adianta firmar acordos que não se transformem em benefícios para o nosso povo."

"Inicio este mandato com a firme decisão de colocar o governo federal unido com os governos estaduais em uma política determinada pela nossa segurança pública."

"Cada um de nós brasileiros sabe que o que fizemos não foi pouco, mas que podemos fazer muito mais. Como eu, por exemplo, que saí de menino pobre que vendia amendoim, que se tornou torneiro mecânico, líder sindical e fundou o Partido dos Trabalhadores e assume agora o posto de supremo mandatário da nação. Vejo que nós podemos muito mais."

"Estamos começando uma nova história, como nação altiva, nobre, afirmando-se corajosamente ao mundo como nação de todos, de raça, de etnia, de crença. Este é o país do novo milênio por sua riqueza cultural, amor a natureza, competência intelectual, pelo calor humano, mas, sobretudo, pelos dons e poderes de seu povo."

"Peço a Deus sabedoria para governar, discernimento para mudar, serenidade para administrar, coragem para decidir e um coração do tamanho do Brasil para se unir a cada cidadão no dia-a-dia dos próximos quatro anos."

Veja também o especial Governo Lula
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade