Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/01/2003 - 05h04

Mutirão recolhe 25 t de lixo na Esplanada

RICARDO WESTIN
da Folha de S.Paulo, em Brasília

O serviço de limpeza pública de Brasília recolheu ontem 25 toneladas de lixo das ruas e gramados da Esplanada dos Ministérios, deixadas pela multidão que assistiu à posse de Luiz Inácio Lula da Silva.

A coleta de lixo da região da Esplanada, que costuma ser realizada por 15 garis, precisou ser feita por um mutirão especial de 550 funcionários -mais da metade do total de servidores (900) que limpam toda a cidade.

De acordo com a Belacap (Serviço de Jardinagem e Limpeza Urbana de Brasília), órgão do governo do Distrito Federal responsável pela limpeza pública, o lixo da festa começou a ser recolhido às 7h e terminou pouco antes do meio-dia, sem que fosse preciso interromper o trânsito na Esplanada dos Ministérios.

Penta
No início da tarde, apenas os palcos e os banheiros químicos no gramado, que já estavam sendo desmontados, e as faixas verdes, amarelas e vermelhas penduradas nos postes lembravam que na véspera Brasília havia sido palco de uma das maiores festas do país.

"Nunca vi tanto lixo assim. Acho que nem na festa do penta, quando a seleção brasileira desfilou em Brasília", disse o gari João Geraldo Freitas, 53.

Depois da passagem dos jogadores da seleção de futebol pela capital federal, no início de julho, foram recolhidas 55 toneladas de detritos -esse número, no entanto, inclui o que foi coletado nos trajetos de ida e volta entre a Base Aérea de Brasília e o Palácio do Planalto.

O destino das 25 toneladas de lixo que sobraram da festa da posse -garrafas e copos de plástico, bandeiras e saquinhos de cachorro-quente, na maioria- foi a Usina da Asa Sul, para que boa parte dos detritos fosse reciclada.

Veja também o especial Governo Lula
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade