Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2003 - 07h48

Lula escolhe seu retrato oficial

da Folha de S.Paulo, em Brasília

O Palácio do Planalto divulgou ontem a foto oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será enviada a repartições da administração pública federal em todo o país.

A fotografia tem um aspecto de informalidade, mostrando um Lula sorridente, que não está usando a faixa presidencial -no que destoa da maioria dos retratos anteriores tirados de chefes de Estado.

Desde o primeiro governo de Getúlio Vargas (década de 30), apenas o ex-presidente Itamar Franco (1992-94) havia posado para a foto sem a faixa, instituída em 1910 pelo então presidente Hermes da Fonseca.

Na lapela do paletó preto, Lula usa um broche da Presidência da República. A gravata, discreta, tem listas pretas e cinzas, diferente da peça de tom vermelho forte, cor símbolo do PT, que o presidente acostumou-se a utilizar durante a campanha eleitoral.

Ao fundo, há uma bandeira do Brasil, outro aspecto incomum em fotos presidenciais.

A fotografia foi tirada no dia 9 de janeiro, em uma sala localizada ao lado do gabinete de Lula, no terceiro andar do Palácio do Planalto.

O fotógrafo oficial da Presidência, Ricardo Stuckert, levou 30 minutos para fazer o retrato. Foram gastos três filmes de 24 poses cada um.

"Foi rápido e fácil", afirmou ele. A primeira-dama, Marisa Letícia Lula da Silva, acompanhou a sessão.

Dez fotos, com pequenas variações, foram levadas ao presidente, para que ele escolhesse a definitiva, o que Lula fez anteontem à noite.

A decisão de mostrar o presidente sem faixa, para reforçar a imagem de informalidade que tem sido uma característica de seus primeiros dias de mandato, ficou a cargo do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação de Governo, Luiz Gushiken, e do secretário de Imprensa do Planalto, Ricardo Kotscho. Lula deu aval à idéia.

A foto será enviada a 4.000 repartições públicas e escolas. Segundo o Planalto, dezenas de pedidos de entrega dos retratos já chegaram à Presidência.

Veja também o especial Governo Lula
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade