Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2003 - 22h26

Galeano diz que pessoas podem formar redes de solidariedade

da Folha Online

O jornalista uruguaio Eduardo Galeano, autor de vários livros traduzidos para mais de 20 línguas, disse que, hoje, Porto Alegre é capital do mundo democrático.

Durante palestra na conferência "Paz e Valores", no 3° Fórum Social Mundial, Galeano resgatou o estudo de um especialista em línguas indígenas, que descobriu que a palavra mais usada entre os povos de origem maia era "tik", que quer dizer "nós".

Por outro lado, a palavra mais usada pelas línguas de toda a humanidade, de acordo com estudo de outro lingüista, é a palavra "eu". Segundo Galeano, no Chiapas, região conflituosa do México, ainda hoje se usa a palavra "tik". "Porto Alegre nasceu e cresceu para aprender a dizer para os senhores da economia que se reúnem em Davos, na Suíça: 'tik, tik'".

Galeano disse que citou a primeira pessoa do plural para reforçar a idéia de que o ser humano pode trabalhar em rede, solidário uns com os outros. Ele relatou que, não faz muito tempo, uma tonelada de comida e roupa foi enviada à mais pobre província da Argentina, Tucumã. Os doadores eram catadores de papel da província de Buenos Aires.

"É uma lição de vida isso, pessoas que ganham seu sustento remexendo o lixo partilhar o pouco que têm com aqueles que nada têm. Aprendamos com eles", disse.

Contrário à cruzada que George W. Bush alega ser contra o mal, Galeano disse que quando ele escrever suas memória deveria dizer que atacou o Iraque por causa do petróleo.

Galeano disse ainda que, hoje, o mundo é comandado por uma tríade monárquica e econômica, cujos príncipes são o FMI (Fundo Monetário Internacional), o Banco Mundial e a OMC (Organização Mundial do Comércio).


  • Com Agência Brasil


    Veja também o especial sobre os fóruns globais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade