Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2003 - 05h58

PFL escolhe posto-chave na Câmara Federal

da Folha de S.Paulo, em Brasília

Na reta final das negociações para a composição da Mesa da Câmara, o PFL surpreendeu e decidiu ficar com a 1ª vice-presidência, deixando para o PMDB a 1ª secretaria. O candidato pefelista para o cargo é o deputado Inocêncio Oliveira (PE).

Como primeiro-vice-presidente, Inocêncio ocupará a presidência da Câmara sempre que João Paulo Cunha (PT-SP), que será eleito presidente amanhã, se ausentar. O mesmo ocorrerá em relação às sessões do Congresso.

A decisão de trocar os cargos foi tomada ontem em reunião da bancada do PFL e revela a intenção do PFL, que se diz na oposição, de comandar votações na Câmara e no Congresso.

Já a bancada do PMDB indicou, por aclamação, o deputado Geddel Vieira Lima (BA). Mas o deputado José Aristodemo Pinnotti (SP) disse que ainda pensa em lançar sua candidatura diretamente no plenário da Câmara.

Os cargos da Mesa são rateados entre os partidos, proporcionalmente. Ao PT, que tem a maior bancada, coube à presidência. Os candidatos são escolhidos em eleição nas bancadas, quando há disputa. Mas qualquer deputado pode disputar o cargo que cabe à legenda diretamente no plenário.

O PFL elegeu ontem o novo líder na Câmara, José Carlos Aleluia. O PMDB decidiu adiar para hoje a escolha do seu líder.

Senado

O novo Senado toma posse hoje e elege José Sarney (PMDB-AP) seu presidente. Ontem, Sarney e os líderes partidários definiram a composição da Mesa Diretora.

A nova Mesa terá pelo menos três novatos: Paulo Paim (PT-RS) na primeira vice-presidência, Heráclito Fortes (PFL-PI) na terceira secretaria e Sérgio Zambiasi (PTB-RS) na quarta secretaria. Romeu Tuma (PFL-SP) ocupará a primeira secretaria e Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO), a segunda vice-presidência.

O PMDB se reuniu para eleger o novo líder. Pedro Simon (RS) desistiu de pleitear a vaga e Renan Calheiros (AL) foi reconduzido.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página