Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/02/2003 - 10h23

Deputados elegem hoje Mesa Diretora da Câmara

da Folha Online

O deputados federais empossados ontem se reúnem às 15h de hoje para eleger a Mesa Diretora da Câmara. Os escolhidos terão um mandato de dois anos.

Não deve haver disputa pela presidência da Câmara. Pelos acordos fechados entre as lideranças partidárias, o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) deve ser eleito o presidente da Casa.

Os maiores partidos de oposição, PFL e PSDB, selaram acordo para respeitar a indicação do maior partido da Casa, o PT, que elegeu 91 deputados. O entendimento se estendeu aos demais cargos da Mesa, seguindo o tamanho de cada bancada na eleição.

Na única disputa prevista para hoje, a da primeira secretaria da Mesa, os grandes partidos assumiram o compromisso formal de apoiar o candidato da direção do PMDB, Geddel Vieira Lima (BA), que disputará o cargo com José Pinotti (SP), da ala dissidente.

Acordo de líderes, fechado ontem pela manhã, irá permitir a formação de blocos parlamentares até 15 de fevereiro, quando se inicia a legislatura. Essa decisão poderá alterar a distribuição das comissões e a escolha de presidentes e relatores de projetos, inclusive das reformas constitucionais que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende fazer.

Após a eleição de hoje, os parlamentares entram em recesso e só retornam ao Congresso no dia 17 de fevereiro.

Se não houver surpresas, a composição da Câmara será a seguinte:

- Presidência: João Paulo Cunha (PT-SP);
- 1º vice-presidência: Inocêncio Oliveira (PFL-PE);
- 2º vice-presidência: Luiz Piauhylino (PSDB-PE);
- 1º secretaria: Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) ou Pinotti (PMDB-SP);
- 2º secretaria: Severino Cavalcanti (PPB-PE);
- 3º secretaria: Nilton Capixaba (PTB-RO);
- 4º secretaria: Ciro Nogueira (PFL-PI).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página