Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/02/2003 - 15h10

Disputa pela 1ª secretaria da Câmara é acirrada

SANDRA MANFRINI
da Folha Online, em Brasília

A eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados promete ser acirrada na disputa pela 1ª Secretaria. O cargo, que ficará com o PMDB, tem por enquanto, três candidatos. O oficial, que é o deputado Geddel Vieira Lima (BA), e mais dois avulsos, o deputado Wilson Santiago (PB) e José Pinotti (SP).

Pinotti está em plena campanha, com muitos cartazes espalhados pelos corredores da Câmara. Geddel conta com a vantagem de ser o candidato oficial do partido e de contar com o apoio da base governista.

Até o início da tarde, a 1ª Secretaria era ainda mais disputada, mas dois candidatos desistiram da briga, o deputado André Luiz Lopes da Silva (PMDB-RJ) e o deputado José Borba (PMDB-PR).

O cargo é disputado porque a 1ª Secretaria equivale a uma espécie de prefeitura da Câmara. É o 1º secretário quem decide sobre obras, segurança, salários e verbas de gabinete, ou seja, é quem administra a Casa.

Para a presidência da Câmara, há mesmo apenas o candidato do PT, deputado João Paulo Cunha (SP). Também existe consenso sobre a 1ª Vice-presidência, que tem como candidato o deputado Inocêncio Oliveira (PFL-PE).

O 1º Vice-Presidente cuida dos requerimentos de informação e de pareceres do regimento interno. Na prática, é quem barra ou decide os requerimentos e pedidos de informação que vão para frente ou são arquivados.

A 2ª Vice-Presidência tem como candidato oficial o deputado Luiz Piauhylino (PSDB-PE) e ainda conta com uma candidatura avulsa do deputado Alexandre Santos (PSDB-RJ). Mas, a tendência é de que Santos retire sua candidatura antes da votação começar.

O 2º Vice-Presidente é o corregedor da Câmara. É ele quem decide sobre a abertura de processos de cassação, por exemplo. Também é um cargo bastante cobiçado pelos parlamentares.

Em seguida, vem o 1º Secretário, que terá a disputa do PMDB, e o 2º Secretário, que tem candidato único, o deputado Severino Cavalcanti (PPB-PE). Esse é o cargo que cuida das viagens de frentes parlamentares e administra verba mensal de passagens dos deputados.

A 3ª Secretaria tem como candidato o deputado Nilton Capixaba (PTB-RO). É o 3o secretário quem cuida das faltas dos parlamentares e da área de transportes da Câmara.

Por fim, a 4ª Secretaria, que tem como candidato o deputado Ciro Nogueira (PFL-PI), e é o cargo que cuida de moradia e auxílio moradia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página