Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/02/2003 - 06h45

Fome Zero ignora campeã da desnutrição

GABRIELA ATHIAS
da Folha de S.Paulo, em Brasília

O município que tem o maior índice de desnutrição infantil do país, Nossa Senhora dos Remédios, no Piauí, está fora da lista das cidades em situação de emergência por causa da seca.

Esse é o primeiro critério que será usado pelo governo para beneficiar famílias no Fome Zero, principal programa social do governo Luiz Inácio Lula da Silva, lançado anteontem em Brasília.

Nossa Senhora dos Remédios, onde 29,86% das crianças de até seis anos são desnutridas, não faz parte do projeto-piloto para a distribuição do cartão-alimentação, que será desenvolvido em duas cidades do Piauí, Guaribas e Acauã.

Essa taxa de desnutrição foi fornecida pelo Ministério da Saúde, com dados de 2000, e é utilizada até hoje para selecionar programas de combate à desnutrição. Para efeito de comparação, a média nacional de desnutrição de crianças com até 6 anos atendidas pela Pastoral da Criança é de 6%.

As famílias atendidas pelo Fome Zero receberão R$ 50 mensais para comprar alimentos. No primeiro momento, serão atendidas mil famílias em Guaribas e Acauã, mas o governo espera aumentar esse número para 1,5 milhão até o fim do ano, em mil cidades.

Até agora, o governo tem afirmado que, em 2003, o programa será implantado prioritariamente nos municípios que estejam em situação de emergência em razão da seca. Na quinta-feira, no lançamento do Fome Zero, o ministro José Graziano (Segurança Alimentar) reafirmou que o programa chegará a mil municípios. Ele não descartou que outras regiões possam ser beneficiadas, mas não apresentou cronograma. "Podemos estender para outras regiões, como Centro-Oeste e Sudeste."

Segundo a assessoria do ministério, não existe uma lista de municípios fechada e serão usados outros critérios. O critério da seca foi um dos motivos que levaram o governo a escolher Acauã para iniciar o Fome Zero, embora esse município tenha índice de desnutrição menor do que o de Nossa Senhora dos Remédios: 24,15%. Além disso, 107 famílias de Acauã já recebem bolsa-alimentação, e 375, bolsa-escola.

A seca, o critério inicial de seleção do Fome Zero, excluiu da lista das cidades prioritárias para o programa alguns dos municípios que têm os maiores índices de desnutrição infantil, como Afonso Cunha (MA), onde 29,31% das crianças de até seis anos estão abaixo do peso. Outra cidade com alta taxa de desnutrição, é São Benedito do Sul (PE): 28,18%.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página