Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2008 - 21h35

Programa de Paes critica ação de Gabeira; adversário diz ter identidade com os pobres

Publicidade

ANDRÉ ZAHAR
colaboração para a Folha Online, no Rio

Os programas eleitorais dos candidatos a prefeito do Rio de Janeiro exibidos na noite desta terça-feira ainda repercutiram as declarações de Fernando Gabeira (PV) sobre a vereadora Lucinha (PSDB) que o teriam caracterizado como um candidato preconceituoso com a zona oeste e o subúrbio.

Para derrubar a pecha, Gabeira disse ter "uma profunda identidade com os setores mais pobres da cidade". Eduardo Paes (PMDB) fez menção indireta ao tema e afirmou ser contra "a idéia de que a cidade se divide entre e zona sul [área mais nobre do Rio] e subúrbio".

O programa de Paes também criticou, após a vinheta de encerramento, a ação movida ontem por Gabeira no TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro. "O deputado Fernando Gabeira entrou com uma ação na Justiça para impedir que Eduardo Paes mostre o presidente Lula e a deputada Jandira Fegahli [candidata derrotada do PC do B no primeiro turno] em seu programa. Esta atitude não nos parece correta. A população tem o direito de ser informada [sobre alianças] e decidir por si mesma", disse um apresentador.

O candidato peemedebista também mudou o tom do programa, e exibiu seu jingle em ritmo de funk. Além de reexibir imagens de Lula e Jandira, o programa de Paes mostrou um depoimento do DJ Malboro.

Gabeira iniciou o programa reclamando do estigma de elitista explorado pelos adversários. Natural de Juiz de Fora (MG), ele disse que veio de "um lugar pobre" e aos 9 anos vendeu banana e ovo para ajudar o pai. "Muita gente diz que eu sou o candidato da zona sul, [...] mas o povo não é bobo, sabe que eu tenho uma profunda identidade com os setores mais pobres da cidade", disse. "Sou uma pessoa que veio da pobreza, trabalhei muito, só que não faço filmes e não glamourizo esta infância", afirmou.

Além dos artistas que apóiam Gabeira, o programa do verde mostrou frases de apoio do arquiteto Oscar Niemeyer e da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva. Gabeira se disse contrário à instalação do Lixão em Paciência --polêmica que motivou o atrito com a vereadora Lucinha.

Os dois programas apresentaram propostas para a zona oeste --área considerada decisiva por ambos para alcançar a vitória no segundo turno. Algumas delas, inclusive, eram idênticas, como o apoio da prefeitura à construção da Linha 4 do metrô, ligando Botafogo à Barra da Tijuca.

Comentários dos leitores
José Maria de Jesus (2) 24/10/2008 12h33
José Maria de Jesus (2) 24/10/2008 12h33
O "Estado de Minas" está a serviço do Aécio, montando agora, de última hora, um dossiê contra o candidato Leornardo Quintão. Isso é coisa golpista. sem opinião
avalie fechar
Solange Batista (1) 21/10/2008 13h39
Solange Batista (1) 21/10/2008 13h39
Eu acho válido o projeto de lei do gabeira em legalizar a prostituição,assim será possível controlar,e fiscalizar melhor a situação,inclusive o tráfico de mulheres,e a exploração sexual de menores,sem contar na vigilância sanitária,como controle de doênças etc,mas oq acontece é que a sociedade é muito moralista e hipócrita mesmo,tudo acontece debaixo dos nossos narizes,e acham mesmo que vão acabar com algo que acontece antes de cristo,com a profissão mais antiga do mundo,isso é ridículo como no caso do candidato a prefeito aquí de SP. o Kassab.acho que devia ser legalizado,mesmo por uma questão de humanidade ! e por simples questão de controle para evitar explorações.mas ao invés disso as pessoas distorcem as coisas,e distribuem panfletos que pregam a calúnia,enfrente a igrejas evangélicas e também duvidando da idoneidade dessas pessoas! bom enfim,assim caminha a sociedade,no caminho dos enganos da hipocresia... 5 opiniões
avalie fechar
tiago osvaldo (1) 21/10/2008 00h08
tiago osvaldo (1) 21/10/2008 00h08
Desespero total do Eduardo Paes!!
É totalmente limpa e honesta a candidatura do Gabeira.
è deprimente a postura do Paes.
1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (189)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página