Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2003 - 17h38

Genoino prestigia Heloísa Helena e ignora Babá

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O presidente do PT, José Genoino, disse hoje para a Folha Online que não está promovendo uma operação de caça às bruxas aos chamados radicais do partido. Segundo ele, o PT sempre respeitará o debate de idéias sem "limitações". Mas Genoino enfatizou que as decisões partidárias terão de ser respeitadas, sob pena de punições, como prevê o estatuto do PT.

"Eu mesmo já votei de forma contrária às minhas opiniões em respeito às decisões de bancada. Quando se coloca um assunto em questão, a decisão da maioria tem de ser seguida por todos", disse Genoino, referindo-se à senadora Heloisa Helena (PT-AC), que descumpriu a decisão do PT de votar no senador José Sarney (PMDB-AP) para a presidência do Senado.

Apesar da desobediência de Heloísa Helena, Genoino negou que tenha a intenção de expulsá-la do partido. "Quero a Heloísa Helena dentro do PT". Já o deputado João Batista Oliveira de Araújo, o Babá (PT-PA), que disse que não confiava no ministro Antonio Palocci (Fazenda) "nem como médico", Genoino fala com desprezo. "O que ele falou foi uma grosseria que não se diz nem para os inimigos.

Genoino afirmou que está construindo "um pacto de unidade entre as divergências do PT". "Espero que o esforço de [Aloizio] Mercadante e Tião Viana tenha dado resultado", disse ele, referindo-se ao encontro de quarta-feira à noite entre os líderes do PT no Congresso e no Senado com a senadora Heloísa Helena.

Mesmo amenizando as críticas à senadora, Genoino admitiu que ficou irritado com a desobediência de Heloísa Helena. "Tínhamos feito um acordo e ela não cumpriu."

Segundo o presidente do PT, foi ele quem atendeu ao pedido da senadora de deixá-la livre para não comparecer à sabatina do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. "Somos companheiros e companheiras. Foi ela quem pediu para não ir à sabatina. E eu concordei."

Genoino disse que o comportamento de Heloísa Helena será discutido na próxima reunião da Executiva Nacional do PT, que deve ocorrer na primeira quinzena de março. "Os temas são debatidos e as resoluções serão divulgadas depois.". Quanto às declarações de Babá, Genoino disse que o assunto "não merece nem entrar na agenda da reunião".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página