Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2003 - 21h53

Brasil condena "atentado terrorista" na Colômbia

da Folha Online

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou o "atentado terrorista" de hoje na cidade colombiana de Neiva, informou o ministério das Relações Exteriores.

"O governo brasileiro reitera sua convicção de que juntos encontraremos o caminho da paz e da prosperidade que merecemos e vai continuar colaborando com a Colômbia na busca de uma solução pacífica para o conflito", acrescentou.

Uma bomba explodiu hoje numa casa da cidade de Neiva (sul do país), deixando 18 mortos e 45 feridos. A polícia atribuiu o atentado às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Setenta casas foram destruídas com a forte explosão.

A explosão aconteceu às 5h45 locais (8h45 de Brasília), num setor residencial do bairro Villa Magdalena de Neiva (325 quilômetros a sudoeste de Bogotá), quando agentes da polícia e da Procuradoria faziam uma operação de segurança na véspera da chegada do presidente colombiano, Alvaro Uribe.

As autoridades disseram que a explosão frustrou um plano da guerrilha das Farc para abater o avião do presidente Álvaro Uribe quando ele chegasse a Neiva (400 quilômetros ao sul de Bogotá), amanhã, para uma reunião sobre segurança com autoridades locais.

O general Teodoro Campo, comandante nacional da Polícia, disse que as Farc realmente queriam abater um avião, mas não afirmou se o alvo era efetivamente Uribe, um político linha-dura cujo pai foi assassinado por rebeldes há 20 anos. Em abril, o então candidato escapou por pouco de um atentado.

No último dia 7, as Farc provocaram a explosão de um carro-bomba no estacionamento de um sofisticado clube de Bogotá. Houve 35 mortos.

A Colômbia é sofre há quarenta anos um violento conflito civil. Guerrilheiros de esquerda, esquadrões paramilitares de extrema direita e forças do governo se enfrentam em guerras cruzadas, frequentemente alimentadas com recursos provenientes do tráfico de drogas

Com agências internacionais

Leia mais
  • Explosão de bomba deixa 17 mortos na Colômbia
  • Colômbia confirma sequestro de 3 tripulantes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página