Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2003 - 21h14

Agricultores decidem desocupar da sede do Incra em Belém (PA)

da Agência Folha, em Manaus

O MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) decidiu hoje sair da sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) de Belém (PA), que foi invadida ontem por cerca de 1.000 agricultores da região nordeste do Pará.

De acordo com a CPT (Comissão Pastoral da Terra), que apoiou a ação, os agricultores reivindicavam a anistia nas dívidas de financiamentos, liberação de créditos e regularização dos títulos definitivos das glebas dos assentamentos.

A CPT diz que os assentados decidiram invadir a sede do Incra por não ter conseguido negociar com representantes do órgão, já que o superintendente Roberto Faro está em Brasília.

"Eles [os agricultores] não tinham estrutura para permanecer mais dias com o acampamento], disse Jax Pinto, coordenador regional da CPT.

Os agricultores do MPA se deslocaram de assentamentos localizados em Guajarina, que fica a 80 km de Belém.

Eles podem tentar nova invasão até o dia 26, quando várias entidades realizarão atos em homenagem a Onalício Barros, o Fusquinha, líder do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) morto em 98 em conflito na região de Eldorado do Carajás, no sul do Pará.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página