Polícia apreende ônibus que transportava trabalhadores escravos no PI
ALESSANDRA KORMANNda Agência Folha
Quatro ônibus com 235 trabalhadores em situação análoga à escravidão, segundo o Ministério do Trabalho, foram apreendidos ontem à noite pela Polícia Rodoviária Federal do Piauí. Entre os trabalhadores, havia seis menores, de 16 e 17 anos.
Eles haviam sido recrutados em Barras (PI) para trabalhar na lavoura de cana-de-açúcar da empresa Pagrisa (Pará Pastoril e Agrícola S.A.), em Ulianópolis, no Pará. Cada um dos trabalhadores teve de pagar R$ 60 pela viagem.
De acordo com a chefe de Fiscalização da DRT (Delegacia Regional do Trabalho) em Teresina, Soraia Lima Fernandes, eles estavam viajando sem vínculo empregatício com a empresa e sem garantia de volta. Segundo ela, a contratação deve ser feita no local de origem e com garantia de retorno.
Os ônibus viajavam clandestinamente por estradas vicinais sem a certidão liberatória, que obrigatoriamente precisa ser fornecida pelo Ministério do Trabalho para autorizar o transporte de trabalhadores entre Estados.
Dois ônibus foram apreendidos em Teresina e dois em Timon (MA), cidade separada da capital do Piauí apenas pelo rio Parnaíba. A polícia chegou até eles por meio de uma denúncia anônima.
O "gato" (intermediador das contratações) José Pereira dos Santos, que viajava com eles, foi preso e indiciado por aliciamento. Depois de depor à Polícia Federal, pagou fiança e foi liberado. A Agência Folha não conseguiu localizá-lo.
De acordo com o inspetor Tony Carlos Mauriz Cavalcante, chefe da Fiscalização da Polícia Rodoviária, os trabalhadores passaram a noite em um posto de apoio aos ônibus e hoje iriam voltar para casa. "O desemprego é tão grande que eles chegam a pagar para ser escravizados", disse.
A Pagrisa enviará amanhã representantes para regularizar a situação dos trabalhadores, segundo a chefe de Fiscalização da DRT. A Agência Folha entrou em contato com a empresa ontem à tarde, mas recebeu a informação de que nenhum dos seus representantes estava lá no momento.

