Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/05/2003 - 10h00

Lula passa 1º Dia do Trabalho como presidente longe dos palanques tradicionais

Publicidade

da Folha Online

O Dia do Trabalho do ex-operário Luiz Inácio Lula da Silva será marcado, além da missa pela manhã na Igreja Matriz de São Bernardo do Campo (ABC Paulista), por uma reunião à noite com os bispos na CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Desde os tempos de líder sindical, Lula é frequentador de palanques nas manifestações de Primeiro de Maio promovidas pelo PT e a CUT (Central Única dos Trabalhadores), que cresceu como braço sindical do partido do atual presidente da República.

Lula marcou as comemorações da CUT, sobretudo no Paço Municipal de São Bernardo do Campo, com discursos críticos e inflamados ao regime militar, em defesa da abertura política e a favor da atividade sindical e da realização de greves.

Foi nesse palco que o então sindicalista Lula discursava para metalúrgicos em greve no final dos anos 70 e início dos anos 80, quando o regime militar (1964-1985) já dava sinais de enfraquecimento.

As manifestações e a consolidação de Lula como líder sindical culminaram com a a fundação do PT, em 1980, formado por uma mistura de lideranças sindicais e intelectuais e militantes de esquerda defensores de ideais comunistas.

De acordo com informações da assessoria da Presidência, a ausência de Lula nas manifestações tradicionais deve-se ao fato de as principais centrais sindicais (CUT e Força Sindical) não terem organizado comemorações unificadas neste 1º de Maio. O fato, no entanto, efetivamente nunca ocorreu, já que as duas centrais sempre rivalizaram.

Força e CUT

Com shows de Zezé di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó, Rouge, Daniel, Vavá, Pedro e Thiago, Maurício Manieri, Travessos, Harmonia do Samba, entre outras, Força Sindical espera reunir 1 milhão de pessoas no evento na praça Campo de Bagatelle, em São Paulo.

A central gastou R$ 2,2 milhões para organizar a festa do 1º de maio, que sorteará dez carros, cinco apartamentos, três motocicletas e um ano de supermercado para seis pessoas (R$ 250).

Sem distribuição de brindes, as festas da CUT também contarão com shows musicais de Zé Geraldo, Falamansa, Soweto, Leci Brandão, Eliana de Lima, DJ Hum, Thaíde, entre outros.

A CUT promoverá nove eventos regionais para comemorar a partir das 9h. Serão seis festas na capital e três em Guarulhos, Osasco e Mauá, na região metropolitana de São Paulo.

Leia mais
  • Lula participa de sua primeira missa do 1º de Maio como presidente
  • Saiba mais sobre as festas de Primeiro de Maio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página