Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/05/2003 - 16h56

Lindberg Farias diz que divulgação de fita é "erro político"

FABIANA FUTEMA
da Folha Online, em Brasília

A divulgação de fitas em que Luiz Inácio Lula da Silva discursa em 1987 contra a reforma da Previdência e o então presidente, José Sarney (PMDB-AP), foi considerada hoje um "erro político" pelo deputado federal Lindberg Farias (PT-RJ).

Segundo ele, o deputado João Fontes (PT-SE), responsável pela divulgação, não deveria ter tomado essa atitude a poucos dias da reunião da Comissão de Ética petista que vai analisar se os radicais devem sofrer uma punição por se posicionarem contra as reformas do governo federal.

"Qualquer ato que acirre ainda mais os ânimos do partido e possa prejudicar a senadora Heloísa Helena (AL) é um erro. A divulgação dessa fita foi um erro político", afirmou, após anunciar ao lado da senadora que deixará o partido caso ela seja expulsa.

Para evitar eventuais expulsões do partido, o deputado disse que vai tentar costurar acordo com a Executiva Nacional do PT, que incluiria um pedido público de desculpas por parte de Fontes e o reconhecimento de que errou.

De acordo com Lindberg, nenhum dos radicais -os deputados federais João Batista Araújo, o Babá (PA), e Luciana Genro (RS), além da senadora- quer sair do PT.

Incômodo

Lindberg disse também que passou a última semana analisando o assunto e se sentindo incomodado com o fato de Heloísa Helena ter sido ameaçada de expulsão. "Fui eu que convidei a senadora para participar do encontro com Leonel Brizola [presidente do PDT e crítico das reformas do governo]", afirmou.

Assim como a executiva do PT, que o excluiu de um processo de punição, Lindberg se diferenciou dos demais radicais. "Não tenho uma posição tão dura quanto eles", afirmou.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página