Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/05/2003 - 16h11

Maior fazenda da Souza Cruz é ocupada no RS

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

A maior fazenda da Souza Cruz (cerca de 3.000 hectares), fabricante de cigarros e exportadora de fumo, foi ocupada hoje por cerca de 5.000 trabalhadores no Rio Grande do Sul.

A empresa informou que a ocupação foi "pacífica e simbólica" e que os manifestantes protestaram contra o preço do fumo, reivindicando um valor maior. A área já foi desocupada.

Segundo a Souza Cruz, os trabalhadores conseguiram marcar uma reunião de negociação com o Sindifumo (reúne as indústrias de fumo do Estado). A fazenda Boa Vista fica na cidade de Pantano Grande.

A Souza Cruz diz que a ocupação foi organizada pelo MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) e outras entidades sindicais. Houve também protestos contra a concentração de terra.

Para demonstrar que a área é produtiva, a empresa mostra um laudo do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

A fazenda tem plantações de arroz. Há ainda 200 hectares para produção de laranja, além de pastagens com 1.500 cabeças de gado. Fornece ainda lenha para as fábricas gaúchas de cigarros de Santa Cruz do Sul e Cachoerinha, segundo a empresa.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página